quinta-feira, 5 de novembro de 2015

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (05/11)

05.11.1572 – O padre Francisco Botelho é confirmado na igreja de igreja de Jeguares (Ligares),   termo de Freixo de Espada à Cinta.
Ligares
05.11.1893 – Notícias de Alfândega da Fé publicadas em “O Moncorvense” deste dia:
- O bispo de Bragança foi recebido pela Filarmónica local tocando o hino da Carta; Temos aqui uma companhia dramática que já deu duas récitas no teatrozinho da Sociedade.
Idem de Macedo de Cavaleiros: - O ex-feitor da sª viscondessa de Macedo de Cavaleiros, hoje esposo, dr. do mesmo título, Brito Cício, que foi juiz da comarca e o é hoje em Caminha, esteve dois dias entre nós. Vinha para visitar o casal da sua ex-dama, mas o mau tempo que então fez, não o deixou sair de casa, nem tornar conhecida a sua estada nesta vila, senão depois da partida. Arrendou a parte da sua casa de viver ao nosso amigo sr. França, inteligente escrivão da Fazenda.
Idem de Torre de Moncorvo: o casamento de António Madeira com a filha de Luís António Mendes.

António Júlio Andrade

Reedição de posts desde o início do blogue

2 comentários:

  1. Obrigada ao A.J.Andrade pelo retrato da época que aqui nos apresenta;dá para ver o papel preponderante do clero e, como sempre, como se estruturavam as relações sociais de então.Tudo era momente de celebrar, para alguns, claro;os restantes conheciam a dureza do trabalho, isto é, do mourejar.
    Era tudo tão próximo!
    A.A.

    ResponderEliminar
  2. Fernando morais----clã16 de janeiro de 2012 às 18:34

    Cumprimentos ao professor António Júlio Andrade que foi meu prof. de português, aprox: 33 A 35 ANOS. Um grande homem como pessoa e muito admirado intelectualmente.Ele se ler este comentário reconhecer-me-a como o filho do RAUL do CAFÉ LUAR. Este elogio é mais que merecido, e reconhecido pelos seus antigos alunos.BEM HAJAM HOMENS ASSIM.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.