sábado, 21 de novembro de 2015

A Turismo do Porto e Norte de Portugal apresenta “Short Breaks” pelos 86 concelhos do Porto e Norte

Ideias para férias curtas, fins-de-semana ou fins-de-semana prolongados pelo Porto e Norte de Portugal estão agora compiladas num road book que vai ser apresentado na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro, às 11h00, no Centro Interpretativo do Monte Padrão, em Santo Tirso. São 140 páginas, editadas em formato de bolso, distribuídas pelo Grande Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes, com sugestões de paragem e visita em todos os concelhos, com indicação dos principais pontos de interesse turístico de “visita obrigatória”, a visita as aldeias ou freguesias nos arredores ou explorar os recursos naturais e paisagísticos envolventes.
Redigido como um roadbook, o guia apresenta uma viagem pelos 86 concelhos orientando o turista para a “essência do Porto e Norte de Portugal”. As diversas propostas apresentadas são possíveis de concretizar em várias etapas: selecionando uma ou várias sub-regiões e explorá-las, por exemplo, durante umas férias curtas; eleger um ou mais fins-de-semana e atravessar todo um sub destino; escolher um evento e aproveitar um fim-de-semana prolongado para uma estadia no local. A condução pelo território é feita num discurso dirigido diretamente ao visitante, coloquial, mas apelativo. São indicadas distâncias quilométricas entre as cidades e vilas ou o tempo que se demora a realizar o percurso. Produtos turísticos e recursos turísticos são sugeridos. Infraestruturas de todos os géneros, tipos e funções estão incluídas. Atividades de desporto e lazer e indicações de eventos são sempre indicados. O Património imaterial também não foi esquecido. E obviamente as regiões demarcadas vitivinícolas, os parques naturais, as paisagens protegidas, os geoparques e as cidades e áreas classificadas Património Mundial.
“O nosso destino tem potencialidades turísticas ímpares. Os últimos dados publicados voltam a revelar crescimento nas dormidas, nos proveitos totais, nos proveitos por aposento, na ocupação por cama… o que nos eleva a fasquia diariamente e nos torna mais exigentes no que queremos oferecer a quem nos visita. Esta sugestão de short breaks é mais uma resposta turística, cirúrgica, que pretende alargar as opções de visita adequando-as ao tempo disponível dos visitantes”, adianta o Presidente da Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira.
Santo Tirso integra-se no Grande Porto e apresenta entre as várias sugestões de visita o Centro Interpretativo do Monte Padrão e o Castro do Monte Padrão, locais que vão acolher a apresentação do Guia de Short Breaks. O licor de Singeverva ou os jesuítas são os produtos mais procurados.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, “promover Santo Tirso numa rede alargada que se complementa com outros concelhos, envolvendo parceiros públicos e privados, é a estratégia que tenho defendido porque só assim, em conjunto, o território Porto e Norte de Portugal cria motivos para voltar”.
O guia Short Breaks Norte de Portugal está disponível online no site da TPNP www.portoenorte.pt e nas lojas de turismo do destino.
Dados do INE relativos a setembro
O destino Porto e Norte de Portugal, segundo os dados publicados agora pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registou em setembro uma subida nas dormidas, aumentando assim mais de 16% no total das dormidas e 14% no total das dormidas acumuladas desde Janeiro de 2015, a maior subida em termos de Portugal Continental.
Nos proveitos, o Norte foi a região que mais subiu, registou-se um aumento de mais de 22% nos proveitos totais e um aumento de cerca de 26% nos proveitos por aposento. Na taxa de ocupação líquida por cama registou um acréscimo de 6,2%, passando desta forma de 46,6% para os 52,9.

Fonte: http://local.pt/portugal/a-turismo-do-porto-e-norte-de-portugal-apresenta-short-breaks-pelos-86-concelhos-do-porto-e-norte/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.