quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promoveu ciclo de conferências sobre Grande Guerra Mundial


No âmbito das comemorações do Centenário da Grande Guerra (1914-1918) teve lugar na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, no passado dia 7 de Novembro, uma conferência sobre a I Guerra Mundial.

O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, deu início ao ciclo de conferências, seguindo-se a intervenção de Aniceto Afonso, ex-director do Arquivo Histórico Militar, que deu algumas explicações sobre a Grande Guerra e a participação de Portugal. Adília Fernandes, moncorvense e investigadora do CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, proferiu algumas palavras sobre “ As Mulheres entre a Guerra e a Paz (1914-1920)” relatando o papel desempenhado pelas mulheres no decorrer e após a Grande Guerra Mundial.

No final o arquitecto do Município de Torre de Moncorvo, Telmo Seromenho, apresentou o projeto do memorial aos Combatentes da Grande Guerra que está a desenvolver. Este será  implementado junto da Avenida da Grande Guerra, já existente em Torre de Moncorvo, e onde estarão em destaque os nomes de todos os combatentes do concelho que morreram durante a Guerra.
No átrium da biblioteca estavam expostos alguns documentos e fotografias de antigos combatentes na Grande Guerra assim como um painel com os nomes, já conhecidos, dos combatentes que morreram na Grande Guerra. Estavam também em exposição vários livros sobre a temática da Grande Guerra.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 11 de Novembro de 2015
Luciana Raimundo 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.