quarta-feira, 25 de novembro de 2015

"Memórias da Cozinha Transmontana", de Adozinda Marcelino e Acúrcio Martins - Convite

O livro Memórias da Cozinha Transmontana, de Adozinda Marcelino e Acúrcio Martins, integra a Colecção Gastronomia & Cultura, coordenada por Virgílio Gomes.

A sessão de lançamento realiza-se amanhã, dia 26, pelas 18:30 horas, na Livraria Ferin, Lisboa.

A obra será apresentada por António Manuel Monteiro, 
Grão-Mestre da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Sinopse: «Desta forma, estas tão oportunas Memórias da Cozinha Transmontana, que retratam créditos individuais e colectivos – dos aspectos mais humildes às actividades mais ricas e ignoradas, da celebração romeira à rotina do quotidiano, do caldo de lentilhas (da mãe) Domitília aos comeres dos dias de feira nas tabernas da sua Terra ou da perdiz de escabeche à Mariazinha aos caldos ripados dos hábitos do povo cigano – são, acrescidamente, repositórios de adulação ao gozo da mesa e o princípio de grandes sentimentos. Prazeres de agrado e a promessa do futuro que queremos.
[...]

Que este livro de manifestas memórias, que é – também – um acto de Amor, seja, então, mais um dos elogios à vida como exercício de arte e prazer e – elevadamente – o gozo cultural em querer apreciar todos os atractivos que a Natureza Transmontana nos pode oferecer. [Brindo: ao mito dos saberes e sabores das cozinhas identitárias de um território!]»
António Manuel Monteiro,in Prefácio

 Maria Adozinda Marcelino nasceu em Izeda, Bragança, a 23 de Junho de 1955. Oriunda de uma família de agricultores, foi criada no mais puro contacto com os produtos da terra, seus sabores e cheiros, pelos quais cedo se apaixonou, transformando-os em puros manjares com o saber fazer que foi aprendendo ao longo da vida. Possuindo um apurado sentido para as artes da cozinha, capaz de transformar um simples guisado de “sanchas” num manjar digno dos deuses, partilha nesta obra as suas memórias de infância da Gastronomia Transmontana.
É Confreira da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 
Acúrcio de Jesus Martins nasceu em Izeda, Bragança, a 29 de Janeiro de 1955.
Andarilho das sete partidas do mundo, emigrou pela primeira vez aos catorze anos,  regressando várias vezes ao torrão natal, emigrando de novo outras tantas. Entre partidas e regressos, pelos sítios por onde andou esteve sempre ligado aos prazeres da mesa. Dotado de um espírito de descoberta dos paladares mais diversos, razão que o levou a transpor para o papel as memórias dos sabores da Cozinha Transmontana da sua criação, deixa neste livro o seu contributo para a manutenção das tradições gastronómicas da sua região.
É Confrade da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 
Contamos com a sua presença!
  
Esteja a par dos nossos eventos em: https://www.facebook.com/ancoraeditora/events

Com os melhores cumprimentos,

Paula Teller
Âncora Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.