quinta-feira, 26 de novembro de 2015

«Rituais com Máscaras em Portugal» A apresentação dos primeiros quatro volumes da coletânea «Rituais com Máscaras em Portugal» decorre no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

Evento
O Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, acolhe hoje a apresentação dos primeiros quatro livros da coleção "Rituais com Máscaras em Portugal", envolvendo 11 municípios e que incidem sobre uma faceta mais científica destes rituais de inverno.  
Estes primeiros volumes são dedicados a Lamego, Mira, Miranda do Douro e Mogadouro.
As edições são em português e inglês, mas o de Miranda do Douro inclui também o idioma mirandês.
A coletânea é resultado de um intenso trabalho de recolha e pesquisa e os primeiros quatro a volumes são da autoria de Amândio de Castro Lourenço e Elisa Martins Alves (Lamego), Elisa Martins Alves (Mira), Antero Neto (Mogadouro) e Alfredo Cameirão e Mário Correia (Miranda do Douro).
Este novo projeto fala sobre as festas portuguesas que envolvem o uso das máscaras, focando quatro regiões do norte de Portugal – Mira, Miranda do Douro, Mogadouro e Lamego, tendo uma componente informativa e cultural.
À semelhança da coleção de livros "Máscara Ibérica", o projeto visa a divulgação do património cultural, material e imaterial das regiões escolhidas, destacando a importância das regiões e populações que garantem a perpetuidade das tradições culturais como marca da sua identidade.
A coleção de livros de "Rituais com Máscara" dá a conhecer, relembra, descreve e possibilita ao leitor o "viver" das práticas festivas das máscaras, valorizando costumes, ritos e tradições ancestrais, aliando o conhecimento à promoção de rotas turísticas que enaltecem as regiões envolvidas no projeto.
Cada volume da coleção terá dez páginas dedicadas à promoção da região da festa apresentada, funcionando como um roteiro turístico que não só conta a história das festas mais tradicionais e suas máscaras, como possibilita a divulgação e promoção de mais atrações turísticas das regiões de Mira, Miranda do Douro, Mogadouro e Lamego. 
http://www.culturanorte.pt/pt/noticias/rituais-com-mascaras-em-portugal/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.