terça-feira, 10 de novembro de 2015

Torre de Moncorvo - Tradição mantém-se na festa de S. Martinho em Maçores

De 13 a 15 de Novembro a aldeia de Maçores, no concelho de Torre de Moncorvo, organiza mais uma edição da tradicional festa de S. Martinho.
Estas celebrações além de uma componente religiosa, com missa e procissão em honra do padroeiro da aldeia, S. Martinho,  têm também uma componente profana e pagã, que se inicia com uma alvorada e com a chegada dos gaiteiros. Estes seguem em arruada acompanhados pelo caldeiro do vinho, que é transportado por dois homens através de uma vara. À passagem recolhem o vinho dos lavradores e colocam-no no caldeiro para mais tarde ser bebido de joelhos pela população local e pelos visitantes. Parte da tradição faz também um magusto, realizado no Largo das Eiras, onde as castanhas são assadas em palha centeia e todos são convidados a comer. As restantes são levadas em procissão para serem distribuidas pela população da aldeia ao som das gaitas de foles e com o acompanhamento do tradicional caldeiro do vinho.

Além das atividades tradicionais tem lugar no dia 14 de Novembro, pelas 14h00, a apresentação do livro “Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos Volume II” da autoria de António Pinelo Tiza. O livro aborda os rituais e as tradições de inverno do Nordeste Transmontano, das quais faz parte a Festa de S. Martinho de Maçores. O autor é natural de Varge, Bragança, e estudou Teologia em Bragança e Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É autor de várias obras e participou em diversas antologias e revistas com artigos sobre etnografia e educação.
Decorrerá de seguida a apresentação da obra de Fernanda Santos e a apresentação do livro “A Linha do Vale do Sabor, um Caminho-de-ferro do Pocinho a Zamora” coordenado por Carlos Alberto D’Abreu.


Durante a manhã serão inauguradas as exposições “Memórias de uma Tradição, São Martinho de Maçores” de António Joaquim Fernandes, “ A Ponte do Pocinho 34 anos de Abandono, 34 Fotografias” de Jorge de Abreu e “São Martinho de Maçores” projecção audiovisual de António Joaquim Fernandes.

Acresce ainda para animar a festa a atuação dos Gaiteiros “Us do Copo”, do Grupo de Bombos Lousenses, da Banda Filarmónica do Felgar, do organista David Caetano e do grupo musical Attitude.
A iniciativa tem o apoio da Associação Cultural e Recreativa de Maçores, União de Freguesias de Felgueiras e Maçores e Município de Torre de Moncorvo.     

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 09 de Novembro de 2015
Luciana Raimundo


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.