segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Moncorvo - Chouriços doces

Foto A.F.F.M.
Os chouriços pretos doces, são  feitos à base de sangue de porco,  toucinho,  gorduras e  condimentos. Levam açúcar, amarelo de preferência, amêndoa e,por vezes, mel.


Reedição de posts desde o início do blogue

5 comentários:

  1. NA MINHA ALDEIA CHAMAM-SE MORCELAS

    ResponderEliminar
  2. Morcelas Doces
    ..2 peitos de galinha; 1 kg de lombo do ponto sem gordura; 250g de presunto; sal; 300 g de amêndoas; 3 colheres de sopa de canela; pão de traço caseiro;6 colheres de bamba; 3,5 kg de açúcar;tripa de porco (fina)
    Numa panela grande (com capacidade para 20 litros) cozem-se em água temperada com sal os peitos de galinha, o lombo de porco e o presunto. Quando tudo estiver bem cozido, retiram-se as carnes, que, depois de limpas de peles e de gorduras, se desfiam muito bem.Entretanto, tem-se coado por um pano de estopa a calda onde as carnes cozeram. Introduzem-se as cames desfiadas na calda; juntam-se ainda as amêndoas peladas e raladas, a canela dentro de um paninho (boneca), o pão cortado em quadradinhos e a banha. As quantidades destes dois ingredientes dependem da calda, isto é, a massa deve resultar consistente mas macia e a banha deve ser em quantidade suficiente que proporcione uma massa brilhante.Finalmente, adiciona-se o açúcar em ponto de espadana. Deixa-se a massa repousar durante 1 hora e em seguida enchem-se as tripas, ficando as morcelas com 10 cm de comprimento. Põem-se no fumeiro, na parte mais retirada da Chaminé, durante 10 dias. Para servir, mergulham-se as morcelas em água a ferver durante 1 minuto, e servem-se bem quentes como sobremesa

    COZINHA TRADICIONAL PORTUGUESA

    ResponderEliminar
  3. Jose Pereira Vieira escreveu:São óptimos mas têm de ter época própria,isto é a fase de frio.

    ResponderEliminar
  4. Ró Oliveiraescreveu: Lembro-me de comer em miuda, adorava ♥. Ainda há?

    ResponderEliminar
  5. Sim, ainda encontra este produto tradicional.

    Na Loja ARTE, SABOR E DOURO pode comprar este produto.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.