sábado, 28 de novembro de 2015

Museu do Côa supera em 10 meses número de visitantes de 2014

O Museu do Côa recebeu nos 10 primeiros meses deste ano 35.740 visitantes, mais 2.042 do que os registados ao longo de todo o ano de 2014, disse hoje à agência Lusa o diretor da unidade museológica.

Segundo António Martinho Batista, os números dos dez primeiros meses deste ano "só são comparáveis com os de 2010, ano da abertura ao público do Museu do Côa, em que se contabilizaram cerca de 40 mil visitantes".
O também arqueólogo refere que os visitantes nacionais são os grandes responsáveis por esta subida.
Quanto aos estrangeiros, os responsáveis pelo Museu do Côa indicam que representam 20% do total. "É sinónimo de que este valioso património mundial pode e deve ser incluído nas rotas mundiais de turismo", disse a fonte.
Ainda segundo os responsáveis pela unidade museológica, "o grande calcanhar de Aquiles da estrutura é o seu modelo de gestão".
"Esta é uma situação muito limitativa já que não dispomos de grandes meios para trabalhar", lamentou António Martinho Batista.
Aquando da descoberta "Arte do Côa", em 1994, os arqueólogos portugueses asseguraram tratar-se de manifestações do Paleolítico Superior (20 a 25 mil anos atrás) e afirmaram estar-se perante "um dos mais fabulosos achados arqueológicos do mundo".
O Parque Arqueológico do Vale do Côa foi inaugurado a 10 de agosto de 1996.
Por seu lado, O museu abriu as portas no início de agosto de 2010, num projeto dos arquitetos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/cultura/492930/museu-do-coa-supera-em-10-meses-numero-de-visitantes-de-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário