segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Torre de Moncorvo - Museu do Ferro e da Região de Moncorvo recria mais uma edição da Partidela Tradicional da Amêndoa



No passado dia 21 de Novembro teve lugar no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo a XII Partidela Tradicional da Amêndoa.
urante a iniciativa falou ao público presente a vereadora do Município de Torre de Moncorvo, Piedade Meneses, sobre a importância cada vez mais crescente desta cultura no nosso concelho. Dirigiu-se também ao auditório Joaquim Morais, da Confraria da Amêndoa, e Nelson Campos, encarregado do Museu do Ferro.
Sendo Torre de Moncorvo terra de muita amêndoa, em tempos passados a população reunia-se ao serão para ajudar a partir as amêndoas

colhidas nesse ano, cada um pegava num ferro e numa pedra e partia separando a casca do grão. Foi este o momento que se recriou no Museu do Ferro, as mais de 40 pesssoas presentes foram convidadas a participar na Partidela da Amêndoa. E como manda a tradição não faltou a animação musical com a Tuna da Lousa, o convívio entre idosos e crianças e uma merenda tradicional destinada a todos os participantes que teve lugar no final da atividade.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 30 de Novembro de 2015
Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.