quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Nordeste Transmontano - EFEMÉRIDES (12/11)


12.11.1846 – O Barão de Castro d´Aire, comandante da força militar que apoia o governo nas lutas civis que se desenrolavam na região, procede à nomeação de uma nova câmara municipal em Torre de Moncorvo, composta por: Francisco António Carneiro de Magalhães; Miguel António Soares Borges; António Carvalho e Castro; Agostinho Luís Salgado e João António Monteiro. Curiosamente a acta de posse é assinada, entre muitas outras pessoas, pelo tenente coronel comandante das Guardas nacionais do distrito da Guarda e pelo governador civil de Viana do Castelo, o irmão do general Claudino, Luís Cláudio de Oliveira Pimentel. Um filho deste, António Claudino de Oliveira Pimentel, foi então nomeado administrador do concelho.
12.11.1751 – Autorizada a fundação do seminário de Vinhais.
12.11.1827 – Luís de Campos Henriques, de Fozcôa, comprou ao desembargador Alexandre Tomás de Morais Sarmento uma courela à ponte da Vilariça, por 1 conto e quinhentos e oito mil réis.
12.11.1893 – Publicidade do jornal “O Moncorvense” desta data:
- António José Miranda participa aos amigos e fregueses que mudou o seu estabelecimento de amêndoa coberta, doces e bebidas licorosas para o largo do Rossio, antigo soto de Sousa Trigo, ao pé da igreja matriz.
12.11.1954 – Fundação do Clube Académico de Macedo de Cavaleiros.
António Júlio Andrade

Reedição de posts desde o início do blogue

3 comentários:

  1. Andreia Campos : Este postal faz parte do espólio fotográfico da minha família. Uma das senhoras é minha bisavó. :)

    ResponderEliminar
  2. Nuno Mourão Carvalho :"Não podia felicitá-lo mais por esta publicação... Desde a infância que vejo a minha vizinha, ja velhota e depois a minha mãe, durante anos praticar esta ARTE tradicional de Moncorvo. k orgulho..."

    ResponderEliminar
  3. Margarida Farinhote: Os descendentes de Luis de Campos Henriques, de Vila Nova de Foz Côa são primos da minha Avó, Hortense Ferreira de Campos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.