terça-feira, 3 de novembro de 2015

A Traga-Mundos 4º Aniversário

4.º aniversário
de 5 de Novembro de 2011 a 5 de Novembro de 2015

A 5 de Novembro de 2011 abrimos a porta pela primeira vez na Rua Miguel Bombarda 24 – 26 – 28, em Vila Real sem qualquer evento de inauguração – sem qualquer apoio das instituições responsáveis pela cultura e turismo nesta cidade nem da Região do Douro e sem direito a qualquer notícia na imprensa local. É de nossa natureza: não apregoamos mais do que temos e/ou não divulgamos mais do que realmente fazemos. Ao longo destes três anos temos dado prioridade ao trabalho de consolidar o nosso espaço e a nossa oferta, segundo os objectivos que traçamos inicialmente: «queremos construir uma referência quando se pensa na região do Douro, seus autores e cultura, vinhos, e tradições, produtos e artesanato...» Fomos consolidando o nosso âmbito a Trás-os-Montes e Alto Douro – o Reino Maravilhoso.

  
259 eventos organizados
  
47 apresentações de livros

4 Encontros Livreiros de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Macedo de Cavaleiros, Bragança, Valpaços)

1 participação no Encontro Livreiro do Porto e Grande Porto

4 participações no Encontro Livreiro, Livraria Culsete, Setúbal

«O Grémio Literário Vila-Realense, no âmbito do Encontro de Escritores Transmontanos e Alto-Durienses que realizou em 25 de Abril de 2015, considera ser de justiça expressar o seu reconhecimento à livraria Traga-Mundos (Vila Real) pelo empenhamento demonstrado em prol da divulgação e da valorização da literatura e dos escritores de Trás-os-Montes e Alto Douro. O responsável pelo Grémio Literário, A. M. Pires Cabral»

4 Feiras do Livro (Lamego, Ourence – Galiza, Porto)

60 bancas de livros (Vila Real, Chaves, Murça, Sanfins do Douro, Atenor, Campos de Jales, Porto, Miranda do Douro, Justes, Pedras Salgadas, Corunha, Varge, Cambridge, Allariz, Sabrosa, Amarante, Morille, Carviçais, Valongo de Milhais)

Levamos bancas de livros aonde podemos, e para onde somos convidados: seminários, feiras, congressos, jornadas, escolas, teatros, bibliotecas, etc - por vezes, até as mesas levamos...

24 encontros, palestras, tertúlias temáticas

19 wokshops, ateliers, oficinas (fabrico de velas artesanais, fazer pão em casa, cosmética natural caseira, gravura, escrita criativa, fazer tofú em casa, fotografia pinhole,  ervas de chá, macramé, prevenção da saúde com plantas medicinais, etc.)

4 sessões de contos (Traga-Contos)


A Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real esteve a votos online no concurso “Livraria Preferida de Portugal” promovida pela APEL. Em 2014 a livraria Traga-Mundos ficou em 6.º lugar no ranking das livrarias preferidas a nível nacional. Em 2015 ficou em 4.º lugar, recebendo o respectivo diploma.


8 sessões de prova / degustação (mel, compotas tradicionais, azeite, amêndoa torrada, etc.)

6 provas / cursos de vinho


41 exposições (pintura, fotografia, cerâmica, desenho, gravura, escultura, colagem, etc.)


2.º lugar – Melhor loja de comércio tradicional, em Vila Real
– 3.ª Gala de Prémios do Grupo BB 2014

22 passeios pedestres, percursos literários, visitas
  
31 iniciativas com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e assinatura de protocolo de colaboração

4 iniciativas com a Escola Secundária Camilo Castelo Branco

14 iniciativas com a Galiza

4 iniciativas com Zamora / Salamanca

A todos vocês, amigos e familiares, clientes e produtores, escritores e artesãos, livreiros e editores, o nosso muito muito obrigado pelo apoio e interesse ao longo de todo este tempo – que é o que nos faz continuar, teimar, persistir...

António Alberto Alves

5 de Novembro de 2015
Enviado por A Traga-Mundos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.