segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

MACEDO DE CAVALEIROS - ESCAPARATE ( X )

                                                  Resumo


O romance A Loba e o Rouxinol tem por cenário o mundo fechado de uma pequena vila trasmontana, nos anos 6o do século passado. A história é contada na primeira pessoa por um filho da personagem central, após a morte deste. Trata-se de um comerciante à moda antiga, hirto numa certa concepção de dignidade profissional e incapaz de se modernizar, o que leva a loja a uma progressiva decadência. Para além disso, desenvolveu um processo psicopático de identificação com a casa onde vivia com a família e da qual foi forçado a mudar-se.
Repercutem, nesta história e neste cenário, diversas referências fundamentais que fizeram a história dos anos 6o em Portugal, como a emigração, a guerra colonial, a ditadura e a consequente dialéctica situação/oposição, filtrado tudo pela visão conservadora e provinciana da vilória, que o narrador, que fez estudos universitários em Coimbra, em plena crise académica de 62, procura pôr a nu.

Reedição de posts desde o inicio do blogue

3 comentários:

  1. Sobre o autor

    A. M. Pires Cabral nasceu em 1941, no concelho de Macedo de Cavaleiros. A sua actividade literária estende-se pelas áreas da poesia, ficção, teatro, crónica, antologia e ensaio. Estreou-se em 1974 com Algures a Nordeste, poesia. Em 1983 o romance Sancirilo foi galardoado com o Prémio Literário Círculo de Leitores. Outros títulos: Solo Arável, Trirreme, Boleto em Constantim, Os Cavalos da Noite, Artes Marginais, O Livro dos Lugares e Como se Bosch Tivesse Enlouquecido, em poesia; O Homem Que Vendeu a Cabeça, Crónica da Casa Ardida, O Diabo Veio ao Enterro, Raquel e o Guerreiro e Três Histórias Trasmontanas, em ficção. Está representado em inúmeras antologias e tem colaboração dispersa por numerosas publicações. Uma recolha de poemas seus foi publicada na Alemanha e o conto Vilar Frio em França, ambos em edição bilingue. Está em preparação uma edição de poemas em castelhano e tem um texto traduzido numa antologia em húngaro.

    Ficha Técnica

    Título: A Loba e o Rouxinol

    Autor: A. M. Pires Cabral

    Direitos reservados por
    Âncora Editora
    Avenida Infante Santo 52 3º Esq
    1350-179 Lisboa

    Capa: Labdesign

    Edição nº 16012
    1ª edição: Fevereiro de 2004
    Depósito legal nº: 207384/04

    Pré-impressão
    Segundo Capítulo

    Impressão e acabamento
    Fábigráfica - P. Ind. Pousa - Barcelos

    ISBN 972 780 132 3

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns ao autor.

    Abraço
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Li tenho o livro e gostei.
    Parabéns ao autor
    I.G.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.