sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Biblioteca Nacional recebe apresentação da obra de Teresa M. Marques, "Clave de Sol - Chave de Sombra Memória e Inquietude em David Mourão-Ferreira


Clave de Sol - Chave de Sombra
Memória e Inquietude em David Mourão-Ferreira
LANÇAMENTO | 24 fev. '16 | 18h00 | Auditório | Entrada Livre 


O presente livro, editado pela Âncora, resulta da tese de doutoramento de Teresa Martins Marques, apresentada na Universidade de Lisboa, tendo como alvo um público não apenas académico.

A sessão de lançamento conta com a leitura de poemas de David Mourão-Ferreira por Maria Paula Mendes e a apresentação da obra está a cargo de Eugénio Lisboa e Fernando Pinto do Amaral.

Estudo integrador dos diversos géneros que configuram a obra de David Mourão-Ferreira, Clave de Sol - Chave de Sombra apresenta novas linhas de leitura, que ultrapassam o rótulo de poeta do amor e da mulher,  dando relevo às polarizações da memória e da inquietude, manifestadas sob a forma de melancolia, indecisão, deriva, angústia, medo, suspeita, ciúme, traição, culpa, remorso, ameaça, vingança, suicídio, agressão sexual e até mesmo assassínio.


O trabalho teve como base o espólio do autor, não apenas materiais literários éditos e inéditos, mas também alguns não-literários que permitem esclarecer os primeiros. A tipologia do corpus documental é diversificada: esboços, esquemas prévios, notas de leitura, entrevistas e marginalia. Em Clave de Sol - Chave de Sombra é citada alguma correspondência e anotações de índole literária do Diário Íntimo da juventude. O vaivém inter-géneros e inter-obras é o processo fundamental que dá conta da coerência e do trânsito entre temas e motivos, que de  obra em obra vão passando e vão ficando, constituindo-se tradição, documento e monumento: “E lembro tudo o que era simples / antes do nada inevitável / Mas que do nada ao menos fique / um monumento de palavras”.

Fonte: http://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1140%3Alancamento--clave-de-sol-chave-de-sombra-memoria-e-inquietude-em-david-mourao-ferreira--24-fev--18h00&catid=166%3A2016&Itemid=1162&lang=pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.