sábado, 20 de fevereiro de 2016

“Neste Cais, Para Sempre” de Ernesto Salgado Areias (Convite)

Apresentação do livro “Neste Cais, Para Sempre” de Ernesto Salgado Areias
por David Salgado Areias, com a presença do autor
dia 20 de Fevereiro de 2016 (sábado), pelas 21h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real

Os amores desencontrados dos irmãos Valentino e Mariana por Esperança e Damião marcam o percurso de toda a obra, desenvolvendo-se a narrativa num amplo espaço geográfico que se estende de Chaves a Lisboa e de Luanda a Paris. 
Desde os encontros amorosos na aldeia de Vale do Monte em Barroso passando pelo cosmopolitismo de Paris e pala Luanda efervescente dos anos 60 as personagens deambulam pelo dédalo das suas vidas num tempo histórico concreto constrangidas por perseguições e prisões de que ao longo de duas décadas foram sendo vitimas.
Marca ainda presença o ambiente de delação, as torturas e humilhações vividas nas prisões políticas do Estado Novo, sobretudo nas “Gavetas do Aljube” e em Caxias. 
Destaca-se também o ambiente psicológico de um tempo que veio a condicionar por muitas décadas o espirito do português conformado, pequeno avesso à inovação e mudança incapaz de rasgos de afirmação numa pátria secular feita a ferro e fogo pela ousadia dos nossos avoengos.
Ernesto Salgado Areias nasceu em Lebução – Valpaços. Fez o liceu e o curso do Ensino Básico em Chaves em 1980 e a licenciatura em Direito na Universidade Clássica em Lisboa em 1985. Foi professor do ensino básico desde 1980 / 87. Colaborador da rádio e imprensa regionais desenvolvendo intensa actividade no domínio do voluntariado cultural sendo Director fundador da Universidade Sénior de Rotary de Chaves desde a sua fundação em 1999. Foi presidente do Rotary Club de Chaves nos anos de 1997 / 99, deputado municipal e colaborador do Dicionário de Transmontanismos.

António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.