sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

DISTRITO DE BRAGANÇA - EFEMÉRIDES (12/02)

12.02.1683 – Promulgação de um alvará régio autorizando a câmara municipal de Moncorvo a financiar em 6 mil réis /ano os frades do convento de S. Francisco.
12.02.1823 – Quando as tropas liberais chefiadas pelo general Claudino Pimentel chegaram nesse dia à povoação de Trindade, termo de Vila Flor, foram recebidas pela população, chefiada pelo pároco, simulando o enterro da Constituição Liberal que o Parlamento aprovara. A reacção de Claudino foi mandar incendiar aldeia.

Rua Nova
12.02.1920 – Publicação da Lei 937 instituindo o dia 13 de Fevereiro como Feriado no distrito de Bragança, celebrando a vitória republicana sobre a Monarquia do Norte na batalha de Mirandela. Esta lei não vingaria mas em Torre de Moncorvo o acontecimento ficou marcado na toponímia da vila dando-se o nome de Rua 13 de Fevereiro à Rua Nova e Largo dos Heróis de Mirandela ao Largo do Seixo.
12.02.1953 – Concedido alvará de táxi na praça de Moncorvo a Álvaro Aníbal Inês.
António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. Onde era o largo do seixo?

    ResponderEliminar
  2. Largo do Seixo, Largo do Outeiro, Largo da República, Largo dos Heróis de Mirandela... Largo Dr. Balbino Rego... é atrás da igreja matriz,onde está o Museu do Ferro.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.