quinta-feira, 4 de junho de 2015

Reserva da Faia Brava - Conferências e Actividades

Faia-BravaNos dias 12, 13 e 14 de Junho de 2015, a Associação Transumância e Natureza celebra o seu 15º aniversário, com um programa bastante diversificado, que envolve conferências sobre conservação da natureza e actividades na Reserva da Faia Brava. A participação é gratuita, mediante inscrição, e está aberta a toda a comunidade. Esta é a oportunidade certa para descobrir a fauna e flora silvestre do Vale do Côa, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Passaram 15 anos desde a primeira propriedade adquirida, com o propósito de apoiar a reprodução de um casal de águia de Bonelli, que escolheu as arribas do Côa para nidificar. Desde então, a vontade em fazer mais e diferente foi movendo esta equipa, dedicada em preservar os valores naturais do Vale do Côa, e graças ao apoio de mais de 600 sócios e um conjunto alargado de doadores, mecenas e parceiros, a ATN e a Reserva da Faia Brava são agora um reconhecido exemplo de conservação a nível nacional e internacional.
Nesta celebração a ATN faz uma retrospectiva aos 15 anos de trabalho realizados no Vale do Côa, e apresenta a sua visão para os próximos 15 anos, com o lançamento oficial do seu novo plano estratégico de conservação.
Cavalos-Garranos---Ana-Berliner
PROGRAMA

Cavalos-Garranos---Ana-Berliner
No dia 12 de Junho, a sessão oficial de abertura contará com a presença de Miguel de Castro e Neto, Secretário de Estado do Ordenamento de Território e Conservação da Natureza, Paula Sarmento, Presidente do Conselho Directivo do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), Frans Schepers, Director Executivo do Rewilding Europe e Paule Gros, Directora do Progama Mediterrâneo da Fundação MAVA, e uma série de convidados que endossam o painel da manhã, subordinado ao tema “Gestão de áreas naturais”.
Durante o período da tarde será inaugurada uma nova área de vedação na Reserva da Faia Brava, que será celebrada com a introdução de cavalos de raça garrana. Seguir-se-á uma pequena caminhada na Reserva e um Porto de honra.
À noite haverá uma sessão especial de observação de astros, com ponto de encontro marcado às 21h30 na aldeia de Algodres (Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo).
No dia 13 de Junho, sábado, realiza-se uma conferência subordinada ao tema “Conservação da Natureza para o Futuro” e durante o período da tarde decorrerá um passeio guiado à zona sul da Faia Brava, acompanhada por técnicos de biologia, geologia e botânica. Será ainda visitado um núcleo de pintura, que será apresentado por Mário Reis, arqueólogo do PAVC (Parque Arqueológico do vale do Côa).
Alimentador-de-Abutres---Fernando-Romão
Alimentador-de-Abutres---Fernando-RomãoO dia 14 de Junho, domingo, decorrerá inteiramente na Reserva, começando bem cedo pela manhã para uma sessão de observação de alimentação de abutres, seguida de uma sessão de anilhagem de aves. Posteriormente decorrem na Reserva vários workshops que cada um poderá optar: monitorização de aves rupícolas, actividades para crianças, identificação de pegadas e vestígios de carnívoros, etc.
Para todos os interessados em participar, por favor contactar a ATN através do número 271 311 202 ou através do email geral @ anatureza.org. Existe possibilidade de acampar na Reserva da Faia Brava durante os dias 12, 13 e 14.
A Associação Transumância e Natureza (ATN)
A ATN é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), sem fins-lucrativos, que dedica o seu trabalho à conservação da natureza e à preservação dos valores naturais na região do Vale do Côa. Com a visão Criar espaços para a natureza, há 15 anos tem vindo a trilhar um caminho bem distinto das outras ONGA portuguesas, uma vez que foca a sua ação na aquisição de terrenos para a conservação. Assim, é a proprietária e gestora da Reserva da Faia Brava, que foi em 2010 reconhecida pelo ICNF como Área Protegida Privada, a primeira do país a ser gerida por um privado. A Faia Brava conta já com cerca de 900hectares que se estendem ao longo da área mais escarpada do Vale do Côa, e são um local de excelência para a nidificação das grandes aves de rapina rupícolas, como as águias, os abutres do Egipto e os grifos.

Fonte: http://www.portaldojardim.com/pdj/2015/06/04/conferencias-e-actividades-na-reserva-da-faia-brava/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.