sábado, 27 de junho de 2015

Vila Flor: Gato queimado vivo em festa popular indigna cibernautas

A queima de um gato vivo, nas Festas de São João, em Mourão, Vila Flor (no distrito de  Bragança) está a correr as redes sociais e a indignar a população virtual. Já está mesmo a correr uma petição pública contra esta prática, que os internautas denominam de bárbaras.
A ‘tradição’ de queimar um gato durante as festas de São. João estava interrompida desde 2008,na sequência da intervenção do Movimento Internacional em Defesa dos Animais MIDAS que hoje publicou na sua página do Facebook um vídeo onde se assiste ao ritual da Queima. No vídeo do Youtube, vê-se um gato colocado dentro de um recipiente de barro e levantado a alguns metros de altura, num poste. O poste, cercado de palha, é queimado até que o recipiente cai, sendo que o animal é atingido pelas chamas. O gato acaba por fugir em chamas e em evidente sofrimento.
«A este tipo de festa assistem sempre crianças», lamenta ainda a MIDAS, que pede que as autoridades ajam em conformidade com a lei.
Entretanto, na sequência desta denúncia, o Partido PAN – Pessoas-Animais-Natureza também denunciou o caso Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).  O partido irá agora avançar com uma queixa-crime contra o município que tinha a organização deste evento popular a seu cargo e que, por isso, «tem responsabilidade sobre o acto bárbaro que se praticou contra aquele animal em plena praça pública e contra a alegada tutora do animal, que aparentemente consentiu na sua utilização para estes fins», anunciou o PAN em comunicado.
Este «tipo de barbárie» consubstancia  «claramente um crime de maus tratos contra animais, previsto e punido pelo nosso Código Penal», sublinha o partido. «Não podemos, ao contrário das pessoas que estiveram no local e assistiram impávidas e serenas a este atentado, simplesmente aceitar este retrocesso moral e cultural. Os animais não são brinquedos e o que o aconteceu em Vila Flor é inadmissível, pelo que o PAN envidará todos os esforços para impedir que outro animal volte a sofrer e a ser submetido a tal crueldade”, sublinha André Silva, porta-voz do Partido PAN.

Fonte: http://www.sol.pt/noticia/399311

2 comentários:

  1. Sem comentários ! O tempo da santa inquisição já lá vai meus senhores ou já se esqueceram ou por pura ignorância não sabem que dezenas -ou milhares-de transmontanos foram parar à fogueira? Uma tradição que,de hedionda ,deve ser banida e nunca mais deve ser repetida. Uma tradição que envergonha os transmontanos. A.A.

    ResponderEliminar
  2. Estas "tradições" são uma selvajaria que envergonha seja quem for, todos aqueles que as defendem são uns doentes e merecem ser tratados, em conversa tida com alguns "defensores" desse costume hediondo só mostra que o ser humano ainda é um selvagem e precisa de ser educado, não será nesta geração que conseguiremos tal feito, espero que os defensores deste atentado seja punido severamente e que sirva de exemplo para todos os outros

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.