sexta-feira, 26 de junho de 2015

Nordeste Transmontano - EFEMÉRIDES (26/06)

Estação de Barca D'alva
26.06.1896Justiniano de Castro escreveu na sua Caderneta:
- Chegou à Barca dalva o Snr. Governador Civil de Bragança, com 40 praças dp corpo nº 18 que as trouçe consigo do Porto, e mandou ir o nosso administrador que era o Snr. Marculino Margarido a estar com elle e depois mandaram ir a toda a preça os dois pulicias que aqui estavam destacados a ter com eles e no dia 27 chegou às 9 horas da manhem o sr. Administrador com 2 puliçiais e com as 40 praças a freixo e mandou cercar as repartições e intrarão dentro e mandou inorcar todos os livros e papeis que avia nas repartições mandou carregar tudo em jumentos que logo os levou para isso, e marcharão para Poiares e onde estiverão a comer alguma coisa, por ainda estavão em jejum, porque não quizeram comer nada em Freixo, e chagarão à barca dalva às 9 horas da noite e no dia 28 pellas 4 horas da tarde chegaram a esta villa, o administrador e os 2 puliçiais com a papelada toda nos 2 carros, o do correio e o do Lázaro.
Este foi um episódio na luta política desenvolvida em torno da reorganização dos concelhos em finais do século XIX.
26.06.1904 – Eleições. Deputados eleitos pelo distrito: António José Lopes Navarro, António Alberto Charula Pessanha, Cristóvão Aires Magalhães Sepúlveda, António Sérgio da Silva Castro e Carlos de Almeida Pessanha.
26.06.1930António Alexandre Souto, da qualidade de fundador e representante da Companhia Oriental de Electricidade apresenta à Câmara de Moncorvo uma proposta para o fornecimento de energia eléctrica à vila.
Na mesma reunião de câmara foi aprovada uma exposição a enviar ao Primeiro Ministro pedindo a construção de uma estrada para Urros que começa assim:
- A Câmara Municipal de Moncorvo tem a honra de fazer sentir ao actual Governo os clamores dos povos de Urros, para que não se demore por mais tempo a construção de uma estrada que ligue aquela freguesia à sede do concelho…
António Júlio Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.