segunda-feira, 15 de junho de 2015

Freixo de Espada à Cinta: Confraria da Amêndoa vai entronizar novos confrades


Clique na imagem para ver em grande

No próximo dia 27 de Junho vai ter lugar em Freixo de Espada à Cinta a Confraria da Amêndoa – Capítulo de Verão.
A ideia da criação Confraria da Amêndoa do Douro Superior surgiu numa conversa de café entre amigos e produtores de amêndoa que levaram a ideia a cabo sendo a Confraria fundada a 23 de Maio de 2013. O objectivo principal desta confraria é promover e valorizar a amêndoa enquanto produto gastronómico. 
Até esta data a Confraria conta já com mais de 50 confrades, distribuídos um pouco por todo o lado, pois apesar de o nome da Confraria ser Confraria da Amêndoa do Douro Superior o certo é que esta sempre teve portas abertas para receber confrades de outras zonas, como o caso de confrades de Lamego, Vila Real, Vila Flor, entre outros.
Neste Capítulo de Verão a Confraria vai entronizar 5 novos confrades, um deles colectivo, a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, que vai ser representada pela Presidente da Câmara Maria do Céu Quintas, esta entronização deve-se, segundo o Confrade Artur Parra, “ao facto de Freixo ser um concelho produtor de Amêndoa, e por isso a Confraria decidiu que devia a Câmara também pertencer à Confraria, dando ainda mais peso e mais valor à Confraria”. Relembre-se que já a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, de Foz Côa, entre outras, já pertencem à Confraria da Amêndoa do Douro Superior.
A Confraria da Amêndoa do Douro Superior – Capitulo de Verão começa às 10 horas e 30 minutos, e os confrades devem juntar-se junto à Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta. Para além da entronização de novos confrades no programa consta uma visita ao centro histórico da vila de Freixo, à praia fluvial da Congida, ao Penedo Durão e ainda uma visita com prova de Vinhos na Adega Quinta dos Castelares. 
Os confrades que se queiram inscrever para participal no Capítulo de Verão têm até dia 22 de junho para o fazer.

Sara Alves 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.