quinta-feira, 25 de junho de 2015

Torre de Moncorvo na Rota dos Judeus

Nos passados dias 19 e 20 de Junho o Município de Torre de Moncorvo organizou um “Encontro de Judeus em Portugal”. O encontro teve como principal objectivo recordar aquele que em tempos foi o epicentro do judaísmo em Trás-os-Montes e apresentar uma Rota e um Centro de Estudos dedicados aos judeus e a toda a cultura judaica. 
A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo adquiriu um imóvel para criar um Centro de Estudos dedicados aos judeus e à cultura judaica. O imóvel adquirido, situado por trás da Igreja da Misericórdia, na Rua Nova, é descrito como tendo sido uma antiga sinagoga e irá ter o nome de Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues, ela filha da terra e ele filho da terra por amor, pois apaixonou-se por Maria da Assunção e com ela casou apaixonando-se também por Torre de Moncorvo, descendentes de judeus e que dedicaram a sua vida ao estudo dos judeus e da sua cultura. 
Com a criação deste Centro de Estudos e da Rota Judaica o Município de Torre de Moncorvo pretende promover no concelho o turismo virado para os vestígios judaicos. Para o Presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, esta aposta no turismo judaico e na cultura judaica tem tudo para dar certo visto que “Torre de Moncorvo tem a capacidade de receber que tem, com a capacidade que tem de ter um edificado que é fabuloso em termos de cultura judaica, de doçaria e da própria gastronomia, como um expoente máximo dessa cultura, e ainda dos homens e mulheres e das histórias que ouvimos, e que iremos ouvir, não nos podemos esquecer por isso que Moncorvo está intimamente ligado à cultura judaica e portanto temos que oferecer isso a quem quer descobrir essa cultura, mas a quem vivendo dessa cultura quer descobrir novos passos e Torre de Moncorvo tem essa capacidade e quer ser um pólo agregador dessa cultura judaica”.

Durante o primeiro dia dedicado aos Judeus em Portugal foram apresentados dois livros sobre os Judeus,por  António Júlio Andrade, a saber: Jacob (Francisco) Rodrigues Pereira – Cidadão do Mundo, Sefardita e Transmontano e Na Rota dos Marranos de Trás-os-Montes dos autores António Júlio Andrade  e Fernanda Guimarães.  António Júlio Andrade brindou, no fim da apresentação dos seus livros, todos os presentes com uma visita guiada à Rota dos Judeus de Torre de Moncorvo. Durante a Rota que passou por pontos chaves da cultura judaica no concelho o grupo de Teatro Alma de Ferro representou, por vários momentos, a prisão dos judeus e a perseguição de que eram alvo.
O segundo dia de Encontro começou com a Assinatura do Contrato de Promessa de Aquisição do Edifício da Antiga Sinagoga, seguindo-se um debate sobre os judeus e a apresentação de mais dois livros dedicados aos judeus, desta feita os autores dos livros são os que dão o nome ao Futuro Centro de Estudos Judaicos, a saber: Gente de Nação Além do Côa (Judeus Sefarditas) de Maria da Assunção Carqueja e Vasco Rodrigues, e o livro A família De Winter e a fuga aos Nazis. A ajuda do Cônsul Aristides de Sousa de Adriano Vasco Rodrigues. 
O Encontro terminou com Música Sefardita pela Escola de Música Sabor Artes.
O Encontro de Judeus em Portugal contou com a participação de centenas de pessoas e teve como grande objectivo promover a cultura judaica e colocar o concelho de Torre de Moncorvo no mapa da cultura judaica no mundo.

Veja mais fotografias do encontro AQUI

Sara Alves

2 comentários:

  1. O livro Jacob (Francisco) Rodrigues Pereira - Cidadão do Mundo, Sefardita e Trasmontano é da autoria de António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães e não apenas do primeiro. Agradeço a correcção. Obrigado. A. Júlio Andrade

    ResponderEliminar
  2. Corrigido! Obrigado pela informação.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.