quinta-feira, 18 de junho de 2015

Miranda do Douro -1ª Jornadas de Lhéngua i Cultura Mirandesa AMADEU FERREIRA

O Município de Miranda do Douro, a Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa i a Academia de la Llingua Asturiana celebrarão um protocolo de cooperação durante a realização das Iª Jornadas de la Lhéngua i Cultura Mirandesa – Amadeu Ferreira, que se realizam no próximo dia 20 de junho, em Miranda do Douro.
Realizam-se no próximo sábado, dia 20 de junho, as Iª Jornadas de Lhéngua i Cultura Mirandesa – Amadeu Ferreira, uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa.
Pretende-se que seja um encontro anual de trabalho e desenvolvimento da Língua Mirandesa, este ano dedicado a homenagear Amadeu Ferreira, ilustre mirandês recentemente desaparecido e o maior defensor e divulgador da “Lhéngua” neste começo de século, cuja face mais visível serão as traduções dos Lusíadas, da Mensagem e de dois volumes de Asterix para língua mirandesa
O momento alto dos trabalhos consistirá na celebração de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipla de Miranda do Douro, a Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa e a Academia de la Llingua Asturiana, com sede em Oviedo, nas Astúrias, que abrirá a porta ao intercâmbio de alunos e professores, publicações conjuntas e outras medidas de desenvolvimento e defesa das línguas irmãs em ambos os lados da fronteira.
Como é sabido, o mirandês é uma língua da família das línguas asturleonesas, que sobreviveu até aos nossos dias nas aldeias do concelho de Miranda do Douro. Atualmente será falada por cerca de 7 000 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário