quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ALFÂNDEGA DA FÉ: SAÚDE E VOLUNTARIADO 4 DE OUTUBRO

ALFÂNDEGA DA FÉ – A saúde e o voluntariado vão ser tema principal de uma ação de rastreio e formação que a Associação Conversa Amiga – ACA- vai realizar em Alfândega da Fé. A iniciativa, que decorre durante o dia 4 de outubro, conta com a colaboração e apoio da Câmara Municipal e Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé.
Num concelho marcado pelo envelhecimento da população, em que muitas das vezes a informação e acesso aos cuidados de saúde é deficiente, ações deste tipo ganham especial importância. Trata-se de um evento de saúde e bem-estar que alia a componente de educação e aconselhamento para a saúde a consultas médicas, enfermagem e rastreios de doenças crónicas.
Para além disso e como forma de promover o voluntariado local, principalmente entre a população mais jovem, a ACA vai realizar 3 Workshops dedicados à temática. Uma forma de esclarecer a população sobre a importância do voluntariado ao mesmo tempo que se procura incentivar os Alfandeguenses para esta prática.


Recorde-se que este trabalho de promoção e sensibilização para o voluntariado, que a Câmara Municipal, em parceria com outras instituições, tem vindo a desenvolver já deu frutos no concelho. Atualmente, o banco de voluntariado do Município, conta com a colaboração de 39 pessoas. São Alfandeguenses que prestam apoio domiciliário, principalmente a idosos que residem sozinhos. Daí que esta iniciativa da ACA seja também entendida como uma forma de potenciar e valorizar todo este trabalho.
A ACA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que atua em contexto de solidão e exclusão humana. Através da conversa procura ligar voluntários a pessoas que se encontram em situação de isolamento e exclusão social. Este será também um dos objectivos a alcançar com o evento de saúde e formação que vai decorrer em Alfândega da Fé, nas instalações da Liga de Amigos do Centro de Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.