Bons tempos em que o Apita Abílio apitava na Fonte do Prado quando passava junto à escola primária e telescola...lá vinha a criançada a correr e a gritar: - Oh Ti Abílio apite....e o Ti Abílio apitava e acenava.
Existia a Escola Primária primária e Telescola junto ao apeadeiro da Fonte do Prado (na foto), e quando ouviam o comboio ao longe, corriam para junto do muro para pedir ao Ti Abílio que apitasse.
Opss não tinha percebido a pergunta!!! As crianças que estão na foto, vinham à escola para Carviçais...vejo ali caras das Quintas da Macieirinha....Mós...
O senhor Rui era um desses meninos?Não há fotografias dos meninos e professores desse tempo ou anterior?Enviem para este blog ,ele coloca tudo que é antigo.
Mós Vila Antiga Medieval disse:Conheço parte dos referidos nas fotos, velhos tempos....Comboio a Vapor sem dúvida dava vida as pequenas localidades ora esquecidas...
Eu não estava na foto, tinha 3 ou 4 anos, mas a minha irmã está na foto. Esta foto foi tirada por um inglês que a pediu a morada à minha irmã e enviou-lhe a foto. A maior parte das fotos que existem da Linha do Sabor foram tiradas por ingleses.
Uma noite de consoada 24 de dezembro, estavamos em casa, eram para aí 23h50, ouviu-se ao longe o apitar da automotora da meia noite. O meu pai mandou-nos , a mim e aos meus irmão pegar no que estava na mesa.Uns milhos, bolas da sartã, rabanadas....e geropiga e lá fomos nós ao apeadeiro da Fonte do Prado. Nós a chegar e a automotora também, estava um frio de rachar. O meu pai ia á nossa frente e perguntou aos 4 ou 5 passageiros se se importavam que a automotora sofresse um pequeno atrazo, ao que responderam que não havia problema, dado que já não passavam a consoada em casa. Num dos bancos da automotora se improvisou uma mesa, onde os passageiros e os colegas do meu pai se regalaram com os sabores da nossa consoada.A automotora sofreu ali um atrazo de mais ao menos uma hora. Um dos passageiros disse que este foi o melhor serviço que a cp alguma vez prestou !!
Esta fotografia tal como as que o Lelo tirou nos anos 70 foi feita com a intenção de ser vista anos depois como um registo antropológico. A história deliciosa tão bem contada pelo Rui na 1ª pessoa já a conhecia, mas merece ser divulgada pois dificilmente poderia acontecer noutra linha ou localidade, assim como merecia constar do museu da CP a complementar a ficha técnica da dita automotora que agora se encontra num nucleo museológico no distrito de Aveiro se a memória não me falha é em Àgueda.
Caso queiram visitem o site informações da linha do sabor e outras do douro. http://www.ecoblogue.net/index.php?option=com_content&task=view&id=2213&Itemid=6
As memórias de Linhas e projectos em Portugal umas construídas outras foram não antes e após o 25 de Abril de 1974:-
Vila Nova de Foz Coa-VF Naves
Regua(existe Ponte sobre o Douro Construída )-Lamego-São Pedro do Sul
Arco de Baulhe - Chaves
Brinches-Serpa (canal construido)
Serpa - São Domingos - Mertola - Alcoutim - VRSA
Reguengos - Moura
Moura-Jerez de los Caballeros( Espanha)
Reguengos-Mourão-Jerez (outra tentativa falhada de chegar a Jerez)
Vila Viçosa - Elvas (nunca completado por razões de contratos de exclusividade das concessões)
Portalegre(estação)-Portalegre(cidade)
Lagos - Vila do bispo - Odemira - Sines
Vila real de Santo antonio - Ayamonte ( Espanha ) esteve para ser construída aquando e véspera da Expo Sevilha mas apareceu a Auto Estrada.
Castro Verde - São Brás - Faro ( Projecto falhado quando da expo Sevilha - TGV Lisboa-Algarve-Sevilha)
Patacão - Aeroporto de Faro
Almancil - Loulé - Pedreiras - Tunes
Ermidas(ou Alvalade?) - Aljustrel
Poceirão - Pinheiro - Melides - Sines ( construidos os primeiros quilometros entre Poceirão , Aguas de Moura e Pinheiro , desactivada a linha velha entre Ag.moura e Pinheiro)- nunca será completa esta ligação já que a "nova-nova" linha para sines segue outros caminhos distintos destruindo a paisagem da Costa Vicentina entre Alcacer e Comporta) em construção. Apenas para Mercadorrias ligação à Linha do Sul Porto de Setúbal.
Variante norte de Setubal (partia da ex. fabrica da renault em direcção a palmela)
Linha da Siderurgia- Seixal(estação) á Siderurgia Nacional
Ramal de Cacilhas - construido e em exploração (durante decadas) até ao Seixal encostos da ponte da baia do seixal ainda existem aterro ate´ao alfeite construido (ainda usado como caminho) não foi completo porque a marinha decidiu a fazer a base militar.
Ramal da costa da Caparica - seguindo do Pragal costa (a linha actual Fertagus e CP -pragal-coina-penalva-p.novo) seguiu fielmente o trajecto definido nos anos 60)
Linha de Sintra - Alcantara-Cruzquebrada-Queijas- seguia em direcção a sintra a partir da beira rio (virou a actual linha do estoril/cascais)
Ponte rodoferroviaria Cacilhas - Alcantara projecto do seculo XIX
Linha do Vale de Loures (seguia de Sacavem pelo trancão acima , projecto do seculo XIX)
Directa da Malveira para a ligação á zona norte de lisboa, projecto de idos do seculo XX)
Mafra-Ericeira - linha suburbana
Obidos - Peniche
Carregado - Alenquer - Ota - antigo projecto de ligação paralelo ( era para o TGV ) mas não passou do papel.
Directa Santarem - Ponte de Sôr
Linha da beira Tomar - Ansião - Miranda do corvo (nunca foi avante alem dos ramais da lousã e tomar)
Ramal de Arganil e serra (nunca passou 1km alem da PN de serpins)
Linha do Zezere - ligação de tomar - ao Fundão
Directa Leiria - Pombal (muitas vezes estudada)
Chafarica - Esposende - Darque - prolongamento do ramal da Povoa-Famalicão até Viana
Braga - Barcelos - Esposende ramal do cavado
Braga - Povoa do Lanhoso - Vieira do Minho - Cabeceiras de Basto - Arco do Baulhe
Guimarães - Fafe - Lixa - Amarante só construido o troço inicial
Lousado - Amarante - Arco do Baulhe - Ribeira de Pena - chaves - verin construido até A.Baulhe e ao pé de Chaves
Pocinho - Duas igrejas - Miranda - Zamora o troço construido ficou-se por duas igrejas (a 8km de Miranda)
Muitas mais existiram no papel e em projecto.
Tony ( dados recolhidos da História e Projectos dos Comboios em Portugal)
Esta fotografia deixou-me muito emocionado... Percorri esta linha férrea, em comboio a vapor, com carruagens de madeira no Natal de 1977, tinha 13 anos! Ainda tenho recordações dessa viagem... É triste como tudo se degradou..., a vida era muito mais bonita à 30 anos... Pedro
Esta fotografia deixou-me muito emocionado... Percorri esta linha férrea, em comboio a vapor, com carruagens de madeira no Natal de 1977, tinha 13 anos! Ainda tenho recordações dessa viagem... É triste como tudo se degradou..., a vida era muito mais bonita à 30 anos... Pedro
Bons tempos em que o Apita Abílio apitava na Fonte do Prado quando passava junto à escola primária e telescola...lá vinha a criançada a correr e a gritar: - Oh Ti Abílio apite....e o Ti Abílio apitava e acenava.
ResponderEliminarRui,para que escola iam os miudos?
ResponderEliminarExistia a Escola Primária primária e Telescola junto ao apeadeiro da Fonte do Prado (na foto), e quando ouviam o comboio ao longe, corriam para junto do muro para pedir ao Ti Abílio que apitasse.
ResponderEliminarOpss não tinha percebido a pergunta!!!
ResponderEliminarAs crianças que estão na foto, vinham à escola para Carviçais...vejo ali caras das Quintas da Macieirinha....Mós...
O senhor Rui era um desses meninos?Não há fotografias dos meninos e professores desse tempo ou anterior?Enviem para este blog ,ele coloca tudo que é antigo.
ResponderEliminarMós Vila Antiga Medieval disse:Conheço parte dos referidos nas fotos, velhos tempos....Comboio a Vapor sem dúvida dava vida as pequenas localidades ora esquecidas...
ResponderEliminarJosé Sobral disse: Tempos idos, interesses obscuros acabaram com a linha, que saudades de o ver em Lagoaça...
ResponderEliminarEu não estava na foto, tinha 3 ou 4 anos, mas a minha irmã está na foto. Esta foto foi tirada por um inglês que a pediu a morada à minha irmã e enviou-lhe a foto. A maior parte das fotos que existem da Linha do Sabor foram tiradas por ingleses.
ResponderEliminarCarviçais era a única localidade por onde passava a Linha Do Sabor que tinha duas paragens...uma estação e um apeadeiro.
ResponderEliminarA fotografia tem vida!
ResponderEliminarJÚLIA
Cláudia escreveu:
ResponderEliminar"Carviçais não fazia por menos ... ;)"
Uma noite de consoada 24 de dezembro, estavamos em casa, eram para aí 23h50, ouviu-se ao longe o apitar da automotora da meia noite. O meu pai mandou-nos , a mim e aos meus irmão pegar no que estava na mesa.Uns milhos, bolas da sartã, rabanadas....e geropiga e lá fomos nós ao apeadeiro da Fonte do Prado. Nós a chegar e a automotora também, estava um frio de rachar. O meu pai ia á nossa frente e perguntou aos 4 ou 5 passageiros se se importavam que a automotora sofresse um pequeno atrazo, ao que responderam que não havia problema, dado que já não passavam a consoada em casa. Num dos bancos da automotora se improvisou uma mesa, onde os passageiros e os colegas do meu pai se regalaram com os sabores da nossa consoada.A automotora sofreu ali um atrazo de mais ao menos uma hora. Um dos passageiros disse que este foi o melhor serviço que a cp alguma vez prestou !!
ResponderEliminarJosé escreveu:
ResponderEliminar"Lindo gesto Rui, lindo gesto...os meus parabéns."
Esta fotografia tal como as que o Lelo tirou nos anos 70 foi feita com a intenção de ser vista anos depois como um registo antropológico. A história deliciosa tão bem contada pelo Rui na 1ª pessoa já a conhecia, mas merece ser divulgada pois dificilmente poderia acontecer noutra linha ou localidade, assim como merecia constar do museu da CP a complementar a ficha técnica da dita automotora que agora se encontra num nucleo museológico no distrito de Aveiro se a memória não me falha é em Àgueda.
ResponderEliminarA automotora é a ME7.
ResponderEliminarEstá no Museu da CP em Lousado. Foi restaurada nas oficinas do Pocinho pelo Ti Nunes que vive em Moncorvo.
Caso queiram visitem o site informações da linha do sabor e outras do douro.
ResponderEliminarhttp://www.ecoblogue.net/index.php?option=com_content&task=view&id=2213&Itemid=6
Tony
As memórias de Linhas e projectos em Portugal umas construídas outras foram não antes e após o 25 de Abril de 1974:-
ResponderEliminarVila Nova de Foz Coa-VF Naves
Regua(existe Ponte sobre o Douro Construída )-Lamego-São Pedro do Sul
Arco de Baulhe - Chaves
Brinches-Serpa (canal construido)
Serpa - São Domingos - Mertola - Alcoutim - VRSA
Reguengos - Moura
Moura-Jerez de los Caballeros( Espanha)
Reguengos-Mourão-Jerez (outra tentativa falhada de chegar a Jerez)
Vila Viçosa - Elvas (nunca completado por razões de contratos de exclusividade das concessões)
Portalegre(estação)-Portalegre(cidade)
Lagos - Vila do bispo - Odemira - Sines
Vila real de Santo antonio - Ayamonte ( Espanha ) esteve para ser construída aquando e véspera da Expo Sevilha mas apareceu a Auto Estrada.
Castro Verde - São Brás - Faro ( Projecto falhado quando da expo Sevilha - TGV Lisboa-Algarve-Sevilha)
Patacão - Aeroporto de Faro
Almancil - Loulé - Pedreiras - Tunes
Ermidas(ou Alvalade?) - Aljustrel
Poceirão - Pinheiro - Melides - Sines ( construidos os primeiros quilometros entre Poceirão , Aguas de Moura e Pinheiro , desactivada a linha velha entre Ag.moura e Pinheiro)- nunca será completa esta ligação já que a "nova-nova" linha para sines segue outros caminhos distintos destruindo a paisagem da Costa Vicentina entre Alcacer e Comporta) em construção. Apenas para Mercadorrias ligação à Linha do Sul Porto de Setúbal.
Variante norte de Setubal (partia da ex. fabrica da renault em direcção a palmela)
Linha da Siderurgia- Seixal(estação) á Siderurgia Nacional
Ramal de Cacilhas - construido e em exploração (durante decadas) até ao Seixal encostos da ponte da baia do seixal ainda existem aterro ate´ao alfeite construido (ainda usado como caminho) não foi completo porque a marinha decidiu a fazer a base militar.
Ramal da costa da Caparica - seguindo do Pragal costa (a linha actual Fertagus e CP -pragal-coina-penalva-p.novo) seguiu fielmente o trajecto definido nos anos 60)
Linha de Sintra - Alcantara-Cruzquebrada-Queijas- seguia em direcção a sintra a partir da beira rio (virou a actual linha do estoril/cascais)
Ponte rodoferroviaria Cacilhas - Alcantara projecto do seculo XIX
Linha do Vale de Loures (seguia de Sacavem pelo trancão acima , projecto do seculo XIX)
Directa da Malveira para a ligação á zona norte de lisboa, projecto de idos do seculo XX)
Mafra-Ericeira - linha suburbana
Obidos - Peniche
Carregado - Alenquer - Ota - antigo projecto de ligação paralelo ( era para o TGV ) mas não passou do papel.
Directa Santarem - Ponte de Sôr
Linha da beira Tomar - Ansião - Miranda do corvo (nunca foi avante alem dos ramais da lousã e tomar)
Ramal de Arganil e serra (nunca passou 1km alem da PN de serpins)
Linha do Zezere - ligação de tomar - ao Fundão
Directa Leiria - Pombal (muitas vezes estudada)
Chafarica - Esposende - Darque - prolongamento do ramal da Povoa-Famalicão até Viana
Braga - Barcelos - Esposende ramal do cavado
Braga - Povoa do Lanhoso - Vieira do Minho - Cabeceiras de Basto - Arco do Baulhe
Guimarães - Fafe - Lixa - Amarante só construido o troço inicial
Lousado - Amarante - Arco do Baulhe - Ribeira de Pena - chaves - verin construido até A.Baulhe e ao pé de Chaves
Pocinho - Duas igrejas - Miranda - Zamora o troço construido ficou-se por duas igrejas (a 8km de Miranda)
Muitas mais existiram no papel e em projecto.
Tony ( dados recolhidos da História e Projectos dos Comboios em Portugal)
Esta fotografia deixou-me muito emocionado...
ResponderEliminarPercorri esta linha férrea, em comboio a vapor, com carruagens de madeira no Natal de 1977, tinha 13 anos! Ainda tenho recordações dessa viagem...
É triste como tudo se degradou..., a vida era muito mais bonita à 30 anos...
Pedro
Esta fotografia deixou-me muito emocionado...
ResponderEliminarPercorri esta linha férrea, em comboio a vapor, com carruagens de madeira no Natal de 1977, tinha 13 anos! Ainda tenho recordações dessa viagem...
É triste como tudo se degradou..., a vida era muito mais bonita à 30 anos...
Pedro