quinta-feira, 2 de outubro de 2014

100 anos da I Grande Guerra comemorados com lançamento de revista e exposição sobre a temática

O Município de Torre de Moncorvo organizou um programa cultural dedicado à comemoração dos 100 anos de início da I Grande Guerra com apresentação da revista Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social (CEPHIS) e inauguração da exposição “I Grande Guerra”.
A cerimónia iniciou-se com as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, que deu as boas-vindas ao público presente. De seguida tomou a palavra Jorge Fragoso, editor da Palimage e Adília Fernandes, diretora da Revista CEPHIS. O Professor Adriano Vasco Rodrigues apresentou a revista, dando uma visão geral da Guerra e das suas consequências e fazendo uma reflexão sobre todos os artigos da revista.
Importa ainda referir que a revista é composta por 19 artigos, de vários autores, todos eles relacionados com a temática da I Grande Guerra, um dos quais aborda os combatentes originários do concelho de Torre de Moncorvo, nomeadamente cerca de 125 homens das várias freguesias.
Seguiu-se a inauguração da exposição constituída por 5 painéis com fotografias pertencentes ao Dr. Lima Garcia, um painel em homenagem aos ex-combatentes, referenciando o nome e as freguesias de origem de cada um destes homens que estiveram na frente de batalha. Em exposição estão também alguns jornais regionais, obras, documentos do arquivo municipal e fotografias de alguns ex-combatentes.
O Dr. Lima Garcia, proprietário das fotografias, explicou que estas pertencem a um espólio familiar que estava guardado, estando agora aqui expostas cerca de 60 exemplares, fotografias estas que demonstram a preparação para a I Guerra Mundial, e que transmitem simplicidade e esperança no próprio homem.
O Comandante François Escarras, adido militar da Embaixada de França, presente na cerimónia referiu a importância desta obra e agradeceu em nome do Sr. Embaixador de França a iniciativa da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e da revista CEPHIS.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 01 de Setembro de 2014
Luciana Raimundo


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.