quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vilar de Perdizes - Padre Fontes esconjura "males" no Halloween

O padre António Fontes, de Vilar de Perdizes, MontalegreO padre António Fontes vai esconjurar com a queimada os "males do corpo e da alma" a quem for a Vilar de Perdizes festejar a noite de `Halloween".
À luz das velas, bruxas, diabos, personagens bizarras, mortos-vivos, trasgos, duendes e mafarricos vão desfilar pelas ruas de Vilar de Perdizes, Montalegre, para pregar partidas e "sustos de morte" aos visitantes.
O ponto alto da noite de `Halloween" é a preparação da queimada, licor feito à base de aguardente, açúcar, maçã e canela, pelo padre António Fontes, conhecido por "Dom Bruxo", com efeitos alegadamente esconjurativos de todos os males deste e do outro mundo.
Antes de servir a queimada - "mistela abençoada" - o "Dom Bruxo" faz o esconjuro da bebida, recitando a ladainha "mochos, corujas, sapos e bruxas, demónios, trasgos e diabos, espíritos das enevoadas veigas", livrando-a de maus-olhados, feitiços, invejas e bruxedos.
O sacerdote católico explicou hoje à Lusa que a queimada é uma brincadeira, uma fantasia e um entretenimento, relembrando ser "anti bruxo, anti magia e anti feitiçaria".
"O objetivo desta festividade é libertar as pessoas do stresse do dia-a-dia e diverti-las", disse.

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4205866&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DN-Portugal+%28DN+-+Portugal%29

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.