quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Nordeste Transmontano - EFEMÉRIDES (30/10)

Quinta da Tarrincha
30.10.1458 – O rei D. Afonso V, estando em Ceuta, faz doação da Quinta da Tarrincha, no Vale da Vilariça, a Álvaro Pires Machado, o qual viria a instituir um dos mais antigos e poderosos morgadios da região.
30.10.1691 – Câmara de Moncorvo concede “licença a Manuel Dias para pôr banco de ferrador na praça desta vila, no canto do cubo do castelo, detrás do chafariz pequeno, sem prejuízo da parede do castelo, não metendo nela pau nem ferro nem outra cousa alguma, no caso que queira fazer coberto para o dito banco e sem que com essa entrada do banco possa adquirir posse alguma”.
30.10.1783 – Nascimento de José António de Miranda, um dos maiores vultos da Vintismo, que ocupou várias pastas ministeriais.
30.10.1883 – Abertura de propostas para a construção do “sobrado” da ponte da Vilariça: Francisco António Machado – 140$000; Joaquim Lúcio Marques – 110$000; Francisco António de Campos – 110$000. Arrematada a este último.
30.10.1912 – Carta do administrador de Moncorvo para o abade da igreja matriz: - De harmonia com (…) da Lei da Separação, venho lembrar a Vª Exª a conveniência que há em restringir o toque dos sinos nos dias 1 e 2 do próximo mês, a fim de evitar incómodos aos cidadãos desta vila. Sirva-se, por isso, ordenar que no dia 1 se dê apenas o sinal para a procissão e no dia 2 o sinal da primeira e última missa, não devendo qualquer desses toques ir além de 3 minutos cada um.
30.10.1921 – Notícia do Comércio do Porto referente a Bragança:
- Realizaram-se esta noite as primeiras experiências da luz eléctrica aparecendo iluminada a praça da Sé de Bragança, sendo por tal motivo grande a concorrência ali…

António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. Turismo na Quinta da Terrincha
    A Quinta da Terrincha tem em desenvolvimento um projecto para a construção de uma unidade hoteleira turística, dentro dos limites da quinta, aproveitando grande parte das infraestruturas edificadas existentes no seu interior, as quais estavam em avançado estado de abandono na altura em que a quinta foi adquirida pelos seus actuais proprietários.

    A unidade hoteleira da Quinta da Terrincha será constituída por um hotel com 9 quartos, situado na antiga casa-mãe da quinta, um solar oitocentista que se encontra neste momento em fase de reabilitação para as suas futuras funções. Além do hotel, a unidade hoteleira da Quinta da Terrincha disporá ainda de 7 casas de turismo rural, localizadas nas casas onde viviam os antigos trabalhadores da quinta.

    Esta unidade hoteleira pretende ser um importante contributo para que o potencial turístico da Quinta da Terrincha e do Vale da Vilariça possa ser disfrutado por todas quantos pretendam gozar das belezas naturais, da tranquilidade e da pureza proporcionadas pela região de Trás-os-Montes e do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.

    . A Quinta da Terrincha é uma vasta área agrícola, constituída por uma zona plana na qual são plantadas as nossas diversas culturas agrícolas, e uma parte de montanha. Nesta parte montanhosa, pode-se encontrar cascatas, grutas, miradouros, entre muitos outros locais de interesse, os quais tornarão muito agradáveis quaisquer passeios que se pretenda dar ao longo desta área. Para facilitar os passeios dos nossos hóspedes, a unidade hoteleira da Quinta da Terrincha disporá de bicicletas e de "motos 4" para uma mais fácil deslocação dos nossos hóspedes.
    Muito brevemente, a Quinta da Terrincha terá uma moderna e confortável unidade hoteleira para o seu merecido descanso e lazer. Esteja atento às nossas novidades

    http://www.quintadaterrincha.com/

    ResponderEliminar
  2. Se me permitem a intromissão direi que qualquer projecto de turismo para a Quinta da Tarrincha deverá passar por uma boa ligação à Senhora da Castelo e à aldeia de Adeganha, pois são dois pontos do maior interesse. O primeiro, do ponto de vista paisagístico e da arqueologia castreja; o segundo pela igreja matriz, um dos mais belos exemplares do românico de Trás-os-Montes. J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.