segunda-feira, 20 de outubro de 2014

MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL

Click na imagem para aumentar
(Reedição de posts desde o inicio do blogue)

10 comentários:

  1. Mais um pelourinho com essa curiosa forma fálica.

    Júlia

    ResponderEliminar
  2. Com o castelo, é o orgulho da velha vila de Mós.

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois,...!

    Por um lado, o pelourinho ( apesar desta reconstituição ) ou o castelo ( muito derribado e com a inerente fábula dos 40 cavaleiros perdida nas brumas) mas,é no antigo foral afonsino de 1169 da velha vila antiga de Mós que eu elego como motivo de orgulho e muita admiração, sendo uma peça juridica de altissimo valor que muito honra esta pequena povoação, com leitura imprescindivel para se compreender o modus vivendi de um pequeno municipio nos alvores da nacionalidade.

    Só por isso vale a pena visitar Mós.

    Blueberry.

    ResponderEliminar
  4. E pelos petiscos no café Campeão!

    ResponderEliminar
  5. É mais um lápis do que …

    ResponderEliminar
  6. Não há dúvida, tenho de ir a Mós.

    Júlia

    ResponderEliminar
  7. História

    Esta freguesia, situa-se entre a Ribeira de Mós e a de Santa Marinha, no meio de várias elevações montanhosas como os Montes Forca da Velha, da Lagareira, dos Logarinhos e da Forca Nova. Rodeadas de montes, estendem-se as casas do castelo pela encosta até à fonte romana, onde o ribeiro passa, para subir pela outra encosta oposta.
    A aldeia de Mós, em tempos antigos foi sede de concelho medieval, com autonomia judicial e pelourinho, sendo por isso considerada como uma povoação muito antiga.
    Em 1162, recebeu de D. Afonso Henriques foral e, posteriormente, em 1512 recebe novo foral por D. Manuel. Na época da formação da nacionalidade esta aldeia teve muita importância devido à sua posição de sentinela sobre as terras da raia espanhola, o que a levou a ter castelo, onde actualmente só restam alguns vestígios. Possui uma grandiosa Igreja Matriz, construída no século XVI, com um interior riquíssimo: altares de talha dourada, pinturas no tecto do altar mor e arcos e púlpito em granito.

    ResponderEliminar
  8. Deixo aqui a lembrança para visitarem a Freguesia de Mós - Antiga Vila Medieval.

    Onde se diz [lagareira] deve ler lagariça, onde se diz [Logarinhos] deve ler lagarinhos, fonte românica e não romana existe diferença.

    A visitar tem vários locais:-
    Castelo, Pelourinho, capelas de santo antónio, santa bárbara, santo cristo, Igreja de santa maria, fonte românica, fonte do cano, relógio do sol, calçada, moinhos da Ribeira de Mós, Castelo do Ferronho, Minas do ferronho, minas da Chapa Cunha, e pequenas casas de xisto existentes junto das ribeiras e em Mós.

    Podem consultar em:-
    http://fg-mos-vila-antiga-medieval-tmoncorvo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. A Associação dos Alunos e Amigos do ex-Colégio Campos Monteiro de Moncorvo prevê no seu programa do encontro anual de 2011 um passei a Mós no dia 29 de Maio próximo.

    ResponderEliminar
  10. Deve valer a pena ir a Mós.Força, vamos todos a Mós!Com este itinerário, é só ir.
    A.A.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.