sábado, 25 de outubro de 2014

CANTA, AMIGO, CANTA, por João Carlos Callixto

Sinopse: Canta, Amigo, Canta – Nova Canção Portuguesa (1960-1974) vem preencher uma lacuna existente na reduzida bibliografia musical do nosso país. Pela primeira vez, e ao longo de 240 páginas coloridas e profusamente ilustradas, surge reunida num mesmo trabalho a obra discográfica de cerca de 100 artistas que contribuíram decisivamente para uma série de mudanças na música portuguesa nos últimos anos do Estado Novo.
Organizado alfabeticamente, neste livro juntam-se os nomes mais conhecidos da chamada canção de protesto, como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Luís Cília, José Mário Branco, Manuel Freire, Fausto, Francisco Fanhais, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz ou Sérgio Godinho, e os renovadores da canção ligeira, como Paulo de Carvalho, Fernando Tordo ou Carlos Mendes, passando por uma série de cantores e grupos hoje menos divulgados mas que foram importantes na época. Partindo de um trabalho de investigação inédito, pretende-se aqui dar a conhecer um período chave da nossa história, visto pelo prisma musical.
Os músicos e discos incluídos nesta obra são a materialização dos movimentos e das tendências musicais e culturais da época. São percursos que aguardam serem lembrados e reconhecidos por quem se interessa de forma apaixonada pela nossa música. Aqui fica, assim, o percurso da nova canção portuguesa antes de Abril, de modo a que se possa compreender de forma cabal como se chegou a todo o percurso musical posterior.

O autor: João Carlos Callixto nasceu em Lisboa em 1977. A música portuguesa tem sido a sua paixão desde a segunda metade dos anos 90 do século XX, mas o período sobre o qual mais se tem debruçado é aquele que medeia entre o advento do vinil no nosso país, em meados dos anos 50, e o denominado boom do rock português, em inícios dos anos 80.
Em 2005, publicou o livro Na Terra dos Sonhos, uma recolha da obra poética de Jorge Palma, complementada pela discografia detalhada deste músico, e em 2013 escreveu textos para o livro Portugal Eléctrico, uma história ilustrada das primeiras décadas do rock em Portugal.
Colaborador de diversas editoras musicais, tem coordenado e/ou escrito as notas para reedições de vários discos portugueses. Em 2010, colaborou na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, obra em 4 volumes em que foi também responsável pela pesquisa discográfica.
Entre 2011 e 2012, foi um dos autores da série documental em 26 episódios «Estranha Forma de Vida – Uma História da Música Popular Portuguesa», transmitida na RTP e nomeada para o Prémio Autores 2012, da SPA.
Actualmente, é autor do programa de música «Passado ao Presente», transmitido semanalmente na RDP Internacional. O presente livro é fruto da sua paixão pela obra de uma série de cantores e grupos que transformaram o Portugal da época, com reflexos bem presentes até ao dia de hoje.

PALAVRAS EM GUISA DE PREFÁCIO


Nasci em pleno apogeu do salazarismo, venho de uma família de republicanos, com um avô da “Carbonária”, que esteve preso, que fugiu, e com um pai muito próximo do Partido Comunista; cedo me foi dada a oportunidade de conviver em reuniões de grande secretismo e com qualquer coisa de “subversivo”, apenas para ouvir música que vinha de França, de Cuba, do Brasil, dos Estados Unidos... tudo música proibida! A música, como outras formas de arte, era censurada, não podiam ser vendidos os discos em Portugal, passados na rádio, ou mesmo cantaroladas “certas músicas”...
Aos 16 anos, através desse núcleo que se reunia para ouvir as músicas que pelo mundo fora eram cantadas como se de armas se tratassem, conheci o Zeca e nasceu a nossa parceria, que se havia de prolongar durante seis anos e meio. O fado de Coimbra, ao qual desde os meus tempos de liceu estava ligado, levou-me a casa do António Portugal, ao convívio com a família Alegre. Aí vivo intensamente o exílio do Manuel Alegre e as “manobras” da D. Manuela e da Teresa Alegre para a publicação do livro Praça da Canção, obra que vai inspirar o António Portugal a fazer as “trovas” para o Adriano, em cujas gravações colaboro.
Percorro o país com o Zeca e com o Adriano afrontando a censura prévia dos coronéis, enfrentando autorizações negadas pelos governadores civis, gravando discos que são proibidos à nascença... fugindo da Polícia que invadia saraus, temendo as madrugadoras visitas da PIDE... Tudo porque a canção incomodava...
Entretanto, juntavam-se a nós outros companheiros, uns lá fora e outros cá dentro, o Zé Mário, o Sérgio Godinho, o Cília, o Fanhais, mais tarde os irmãos Salomé, etc., etc.
O movimento era imparável; a música em Portugal nunca mais viria a ser a mesma coisa... A música trazia mensagens, falava de liberdade, falava da guerra colonial, falava da opressão... A música incomodava... mas não era suficiente...
Ouviam-se estas canções nas casernas, nos acampamentos militares, nas colónias, nas reuniões estudantis, nas associações operárias, nos cineclubes, nos clubes de campismo...
Outros poetas e músicos se juntaram... Veio o Ary, o Tordo, o Paulo de Carvalho e até a Amália. Era imparável...
São precisamente algumas das transformações musicais desses anos que este livro do João Carlos Callixto retrata, mostrando quer os percursos dos nomes que hoje todos conhecem quer os de outros que acabaram por ficar mais esquecidos. De certa forma, é uma obra que nos ajuda a conhecer melhor quem fomos e somos, tal como a música que fizemos ajudou o Portugal de então a conhecer-se melhor.
Acima de tudo, ajudou a que muitos homens e mulheres, numa manhã de Abril, tenham vindo todos, cantando as nossas cantigas, fazer a revolução e acabar com a ditadura...
Sim... cantar não é suficiente... mas cantar incomoda muita gente...


Rui Pato
Músico amador, Médico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.