quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PRIMEIRA REPÚBLICA - ENSINO

ZILHÃO, Augusto Luis
. Nasceu em Carviçais, em 1.2.1861. Aos 13 anos foi para Setúbal e mais tarde para Lisboa, dedicando se ao comércio. Ao mesmo tempo frequentava a Escola Normal, concluindo o curso em 1884. Em 1888 foi nomeado Professor da Escola Central de Lisboa. Escreveu: Noções elementares de Aritmética que foi oficialmente aprovado para o uso das Escolas. Teve várias dezenas de edições, em todo o país.
 Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
Click na imagem para aumentar
(Reedição de posts desde o início do blogue)

4 comentários:

  1. Afinal Carviçais não é só ARTUR,Forum,Victor Rocha e ....

    ResponderEliminar
  2. Artur, Fórum, Victor da Rocha, António Sá Gué...é Carviçais, um Carviçais recente. Carviçais é isso e muito mais....mai nada!!!

    ResponderEliminar
  3. Honra lhe seja feita, até que não é todos os dias que um comerciante dá em ilustre professor,já o inverso...tem-se visto. O Artur foi um desafio dum homem com o mesmo nome, que ganhou fama gastronómica neste pequenino grande país, merece pois a nossa admiração, os que se lhe seguiram não tiveram estaleca paciência...o Forum de Carviçais pelo seu dinamismo, agrega amizade informação actualizada, cultura e intervenção civica e politica, tem pois o meu apreço. Devemos antes de tudo tentar alcançar se não mais,tanto como estes 3 exemplos de levar mais longe a nossa grande alma transmontana, onde a palavra humanidade conserva todo o sentido.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.