quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Da Malcata ao Reboredo - pedras com história


Foto da esquerda: Capela de Nossa Senhora da Conceição  - Moncorvo 
Foto da direita :Castelo Rodrigo.

Reedição de posts desde o início do blogue

 

3 comentários:

  1. Capela de Nossa Senhora da Conceição / Capela de Nossa Senhora do Runcal
    Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, Adeganha

    Arquitectura religiosa, vernácula. Capela quinhentista com planta longitudinal simples, com fachada principal em empena, rasgada por portal dintelado, ladeado por pequena fresta no lado direito. Fachadas rematadas em beiral, a lateral direita rasgada por janela em capialço. Interior com cobertura em telha vã, com simples ara de altar e nicho na parede testeira.

    Descrição
    Planta longitudinal simples, rectangular, com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito com as juntas pintadas de branco, reaproveitando vários silhares, como se depreende da existência de várias lápides funerárias epigrafadas, rematadas por pequeno friso de betão e beiral. Fachada principal virada a O., em empena coroada por cruz latina simples; portal axial dintelado, tendo, no lado direito, a inscrição "MARIA MATER AVE / 1573". Fachada lateral esquerda, virada a N., cega, sendo a oposta rasgada por pequena fresta em capialço. Fachada posterior em empena. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com rodapé pintado de ocre, pavimento em cimento e cobertura em telha vã. Ara de altar muito simples, consistindo numa prancha de madeira sobre dois troncos. Na parede testeira, duas mísulas e dois nichos de diferentes tamanhos, o maior em arco de volta perfeita e concheado, o segundo em arco abatido e moldura de cantaria.

    Acessos
    A partir de Torre de Moncorvo, pela EN 235, em direcção à Ponte do Sabor; após esta, cerca de 500 m. pelo IP2 / EN 102, em direcção a Vila Flor, no Lug. da Portela; Gauss: M=287,3; P=472,3, fl. 118
    http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=16883

    ResponderEliminar
  2. Castelo Rodrigo

    Orago : Nossa Senhora de Rocamador
    Festas: Santo Amaro no lugar de Nave Redonda (2.º Domingo de Janeiro); Santa Maria de Aguiar no Convento de Santa Maria de Aguiar (15 de Agosto) e Nossa Senhora de Fátima na Serra da Marofa (13 de Agosto).
    Castelo Rodrigo está situado numa elevação de 820 metros, de onde se vislumbra a Serra da Marofa, a vila de Figueira e paisagens que se estendem até Espanha.
    A sua história enraíza-se nas páginas do tempo: Foi castro Vetão, mais tarde ocupado pelos romanos. Existem referências à presença de mouros.
    Foi o rei Leonês Fernando II, o monarca que mandou repovoar esta região, no ano de 1161. Poucos anos depois, Afonso IX, atribui foral e estabelece o Alfoz do Concelho, o primeiro a ser formado em Riba Côa.
    A partir de 12 de Setembro de 1297, com a assinatura do tratado de Alcanizes passa definitivamente para território português.
    Em 1508, D. Manuel concede foral novo à vila. É desse período a construção do Pelourinho.
    A 7 de Julho de 1664 travou-se aqui a famosa batalha de Castelo Rodrigo, onde as tropas portuguesas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães derrotaram o exército espanhol do Duque de Ossuna.
    Castelo Rodrigo, pequena mas forte, sofreu, mostrando nas lutas que empreendeu, a ancestral valentia dos seus habitantes.
    Fazendo parte do programa das Aldeias Históricas, a sua monumentalidade está patente em toda a vila. O Pelourinho, o Palácio Cristóvão de Moura, a Cisterna, a Igreja Matriz e Convento de Santa Maria de Aguiar são monumentos que tornam este local inesquecível.

    http://www.cm-fcr.pt/CONCELHO/FREGUESIAS/Paginas/CasteloRodrigo.aspx

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos,fazendo parte da construção e visíveis,nao se partem nem são desviadas ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.