quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Trabalhos de Graça Morais para Teatro expostos em Bragança

Uma faceta menos conhecida da pintora Graça Morais vai ser mostrada ao público, em Bragança, numa exposição que reúne, pela primeira vez, trabalhos realizados pela artista para o teatro na área de cenografia e desenho de figurinos.
A exposição ‘Graça Morais - Cenários e Figurinos’ é inaugurada a 18 de setembro no Teatro Municipal de Bragança e um dia depois no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, numa coprodução do espaço cultural com o nome da artista e do Teatro Nacional D. Maria II e em colaboração com o Teatro Experimental de Cascais.
A mostra "apresenta, pela primeira vez, em exposição, o trabalho que Graça Morais realizou, nos primeiros anos da década de 1990, na área da cenografia e desenho de figurinos", como indicou o comissário, Jorge da Costa.
Na exposição poderão ser apreciados os oito telões produzidos para a peça Ricardo II, de William Shakespeare, levada à cena no Teatro Nacional D. Maria II, em 1995, e os dezoito painéis que Graça Morais executou, três anos antes, para a peça Os Biombos, de Jean Genet, no Teatro Experimental de Cascais.

Estas produções "são alguns dos mais relevantes trabalhos cenográficos realizados" pela pintora transmontana e representativos de "uma dimensão menos conhecida da sua obra que, como a pintura e o desenho, se alicerça em marcas autorais muito vincadas", descreveu o comissário.
"A cenografia de Graça Morais, impressiva pela escala monumental, não representa espaços convencionais, apresenta antes lugares, propõe composições mentais, explorando um lado profundamente metafórico, utópico e desconcertante, não raramente habitado por figuras que convoca do seu singular alfabeto iconográfico", indicou.
Ainda que autónoma ao contexto teatral a que esteve originalmente vinculada, esta mostra "apresenta ainda um número significativo de figurinos, desenhos preparatórios, documentários e fotografias capazes de atestar a dimensão deste desafio e a importância que o mesmo representa no contexto da sua obra", rematou.
A exposição estará patente ao público até 12 de janeiro.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/cultura/448146/trabalhos-de-graca-morais-para-teatro-expostos-em-braganca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.