segunda-feira, 7 de setembro de 2015

ADEGANHA

Foto A.F.M.

Reedição de posts desde o início do blogue

4 comentários:

  1. O vale da Vilariça debaixo do nevoeiro ,as terras de Ribacôa,a fragada e a velha Adeganha vista das estrada de Gouveia.Visitem a sua igreja ,vale a pena.
    Leitor

    ResponderEliminar
  2. Maria Margarida Pintodisse: eu conheço e tenho familia lá

    ResponderEliminar
  3. Terra de encantos mil.

    É sempre com redobrado prazer que faço visitas à antiga e nobre aldeia da Adeganha e sempre com admiração fico encantado com aquele espetacular monumento que a aldeia possui e que é um autêntico cartão de visitas concelhio e um verdadeiro e genuino ex - libris.

    Tb. é com um pequeno lamento que assisto impávido e sereno às teias que a história nos tece e continuo a ver ser debitado, até á exaustão, que o nosso rei D.Afonso III deu carta de foral a esta aldeia, quando, na realidade, a Adeganha que recebeu pelas mãos do rei tal carta não tem nada a ver com esta nossa Adeganha. É só consultarem as chancelarias de D.Afonso III publicadas pela U.Coimbra, para confirmarem que esta nossa Adeganha nada tem a ver com a carta de foral citada no texto supra.
    E, já agora, se alguém interessado for á net e clicar no municipio leonês Degaña talvez descobra uma excelente pista sobre a origem do nome da nossa Adeganha.

    cps. adeganhenses


    Figueira Preta.

    ResponderEliminar
  4. Degaña nun e de León, mais d'Asturias...
    A deganha pode ser ua "decania" no baixo latín?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.