quarta-feira, 2 de setembro de 2015

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (02/09)

02.09.1282 – O rei D. Dinis ordena a mudança da vila de Mirandela (da zona de Mourel?) para o cabeço de S. Miguel.
02.09.1580 – Tomada de posse do castelo de Moncorvo pelo alcaide Francisco de Sampaio, como representante do rei Filipe II de Espanha. Só os “homens da governança” assistiram à cerimónia e assinaram a respectiva acta, perante a indiferença geral da população. Da acta extractamos: - … mandarão byr a bandeira reall e com a solenydade devida todos juntos e com ho mais povo se forão ao castello e fortaleza da dita billa e estando no alto della ho dito senhor ffrancisco de Sampayo (…) disse em altas bozes com huma bandeira reall na mão segundo ho estillo e costume deste reino: reall, reall, reall pelo mui alto e ynvictissimo rei de Portugal…
02.09.1611 – Alvará para se recomeçarem as obras da Ponte do Sabor, entre a Moncorvo e a Vilariça, suspensas por ter falecido o arrematante.
02.09.1638 – Os frades de S. Francisco queixam-se de que a câmara não lhe paga os 14 mil réis de sua obrigação.
02.09.1800 – Adjudicada ao pintor Manuel Inácio Teixeira Queijo, de Freixo de Espada à Cinta a obra de pintura das portas e varandins da igreja matriz de Moncorvo pela quanrtia de 62 mil e 400 réis.
02.09.1811 – Alvará do rei D. João VI :
- (…) Faço saber que Francisco António Soares da Cruz, filho legítimo de Manuel António da Cruz e de D. Isabel Soares, me representou que falecendo da vida presente o seu dito pai, proprietário do ofício de tabelião do público judicial e notas (…) e o suplicante era o filho mais hábil para servir (…) hei por bem fazer mercê ao Suplicante (…) por óbito de seu pai, Manuel António da Cruz Borges, último proprietário encartado dele fora (…) ofício que se acha cotado na quantia de 38 mil réis…
02.09.1914 – Nascimento de Virgílio Armando Martins, na aldeia de Felgueiras.

António Júlio Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.