quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Gazeta do Douro Superior nasce dia 1 de Setembro



O caminho faz-se caminhando, já dizia o poeta, e foi caminhando devagar, com incertezas transformadas em certezas que surgiu o Gazeta do Douro Superior, um jornal online que privilegiará o Douro Superior, esquecido por tantos mas nunca por nós.
 O Gazeta do Douro Superior é uma vontade antiga de fazer mais e melhor. Mais e melhor por uma região que está a morrer, que aos poucos se está a enterrar nos seus montes, e nós queremos contrariar isso. Queremos antes dizer ao Mundo que o Douro Superior existe, que nós estamos cá, que aqui se fazem coisas magníficas, que aqui somos tão capazes como os do litoral, porventura até somos mais capazes, pois fazemos muito com pouco, com os poucos recursos que temos, com as limitações que a nossa geologia nos impõe, mas fazemos, e lutamos todos os dias por fazer melhor.
É por darmos valor a essa luta diária de autarquias, associações e empreendedores a título individual que criámos o Gazeta do Douro Superior, um jornal online, registado na Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), que pretende informar o Mundo de tudo o que se passa no Douro Superior.
Como já referimos o Gazeta do Douro Superior é um jornal digital que estará online no dia 1 de Setembro de 2015. Na sua página vamos poder encontrar informação escrita, de vídeo e áudio, um três em um que permitirá unirmos o Douro Superior e mostrá-lo ao Mundo.

O idealizador
O Gazeta do Douro Superior é um sonho antigo de Leonel Brito, um duriense de gema, que apesar de a vida o ter atirado para o Alentejo nunca esqueceu as suas origens, e sempre trabalhou e batalhou por Trás-os-Montes. E esse trabalho tornou-se mais visível há cerca de 5 anos quando criou o Blogue Farrapos de Memória, um blogue pessoal que rapidamente se transformou num Blogue de encontro de pessoas e informação sobre o que de melhor se faz em Trás-os-Montes. Hoje em dia o Blogue conta com cerca de mil visitantes diários, tendo atingido já 1 milhão 374 mil 630 visualizações, um número histórico para uma Blogue que é feito nas horas vagas, e está presente em todos os continentes, levado pelos nossos emigrantes que encontram no Farrapos de Memória a forma mais fácil de matar saudades das suas terras e gentes. Para estes números muito contribuem os inúmeros colaboradores que o Blogue tem, desde escritores de renome, políticos, aficionados pela escrita, pela fotografia, entre outros, a saber: Rogério Rodrigues, Júlia Ribeiro, Virgínia do Carmo, Hércilia Agaréz, José Mário Leite, António Júlio  Andrade, Pimenta de Castro, Ernesto Rodrigues, Teresa Martins Marques, Tiago Patrício, Arnaldo Silva, Irene Massa, Sá Gué, Carina Teixeira Thibieroz, Arinda Andrés.
Com a consciência de que o Blogue cresce de dia para dia, e de forma a dar mais qualidade ao mesmo, Leonel Brito decidiu dar um salto qualitativo no seu trabalho, e a par do Blogue criar o já mencionado Gazeta do Douro Superior. Para isso, Leonel Brito formou já uma equipa de trabalho constituída por uma jornalista, Sara Alves- Licenciada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Miguel Gata - Mestre em Tecnologia Multimédia formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Vítor Matos - Técnico de Informática e Fotografo, e por Luís Santos - Designer gráfico, formado no Instituto Politécnico de Tomar.

Desta forma pedimos a todos que colaborem connosco, que nos ajudem a crescer, para nós os ajudarmos a crescer também, num ciclo vicioso de promovermos o que de melhor se faz na nossa região.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.