Nomeação da UNESCO promoveu região do Douro a "cartão de visita" de Portugal
0 twitterEm declarações à Lusa, Clara Bertrand Cabral, especialista de programa/cultura da Comissão Nacional da UNESCO, acredita que a inscrição na lista do Património Mundial tornou o Douro mais conhecido internacionalmente, atraiu mais turistas e ajudou a desenvolver toda a economia da zona.
O Alto Douro Vinhateiro (ADV) foi classificado em 14 de dezembro de 2001 como Paisagem Cultural Evolutiva Viva e Clara Cabral considera o território como um "bom cartão de visita de Portugal", pelas suas paisagens, vinhos, gastronomia e acolhimento.
Encosta da Lousa -Património Mundial |
Sobre este Douro pairam ainda receios de uma repreensão ou desclassificação por parte da UNESCO e que ganham eco a cada aniversário. Este ano, o início da construção da Barragem na foz do rio Tua veio intensificar estes temores.
Clara Bertrand Cabral admitiu que qualquer bem classificado pode ser desclassificado mas, para já, não há qualquer informação nesse sentido.
"Nunca ouvi de que o Douro pudesse ser desclassificado, não sei de onde vem essa ideia porque aqui não temos qualquer informação sobre isso", salientou.
Além do mais, explicou que qualquer processo de desclassificação "é longo", "passa por várias fases" e, antes de se concretizar, "qualquer bem tem que passar para a lista do património mundial em perigo".
"E nunca se falou sequer que o Douro pudesse ir para essa lista. Portanto não sei de onde vem essa ideia", acrescentou.
"As queixas que temos recebido do Douro, e recebemo-las também de outros sítios que são Património Mundial, são reencaminhadas a quem de direito, aos gestores e às tutelas", sublinhou.
O conceito de Património Mundial implica que um bem patrimonial de um país tem um valor excecional tão grande que possa ser partilhado com todas as pessoas.
"Portanto, inscrever [um espaço] na lista é uma maneira de mais pessoas poderem ficar a conhecer e ele ser dessa forma partilhado", frisou.
21 novembro '11 Texto LUSA
Reedição de posts desde o início do blogue
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.