sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Freixo de Espada à Cinta - Museu da Seda é inaugurado dia 15 de Agosto

A cultura do bicho-da-seda e o trabalho da seda têm larga história e tradição em Freixo de Espada à Cinta, sendo actualmente o único lugar de Trás-os-Montes onde ainda se trabalha a seda. A cultura da seda atingiu o seu apogeu no final do século XVIII, e caiu posteriormente no esquecimento. Em Freixo foi uma associação de defesa do artesanato, actualmente extinta, que recuperou a tradição de trabalhar a seda. Agora é o Município de Freixo de Espada à Cinta que está à frente dos destinos da seda em Freixo, e para que a tradição não se perca, a autarquia recuperou a casa onde se trabalhava a seda e transformou-a num museu.
No Museu da Seda, que inaugura a 15 de Agosto, vai poder ver todo o ciclo da seda, trabalhado ainda de forma artesanal, bem como adquirir os produtos de primeira qualidade que ali se produzem.
A inauguração do Museu da Seda está marcada para dia 15 de Agosto, pelas 17 horas, e contará com a presença do Director do Museu do Douro Fernando Seara, e do Director Regional de Cultura do Norte António Ponte. O Museu da Seda fica no Largo do Outeiro em Freixo de Espada à Cinta.

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta
Sara Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.