quinta-feira, 4 de junho de 2015

Freixo de Espada à Cinta: Feira do Livro tira os livros da prateleira

Durante cinco dias os livros estiveram mais perto da população de Freixo. A Feira do Livro saiu mais uma vez à rua e montou a tenda junto à Escola EB 1, uma forma de atrair toda a população a visitar a feira.  
Foram cinco dias de muita agitação na tenda da Feira do Livro, cada dia de feira estava destinado a um público-alvo. 
No primeiro dia foram os alunos do 3º e 4º ano da Escola EB1 que visitaram a feira, e tiveram o prazer de debater o livro “Borbolino” com a autora, Odete Ferreira, uma freixenista de gema que há muitos anos se dedica à escrita. Odete Ferreira mostrou-se surpreendida ao longo do debate com o facto de os meninos saberem tão bem a história do “Borbolino”, durante o debate os meninos perguntaram várias vezes porque escolheu um grilo para ser o protagonista de um livro, e a autora explicou “o meu irmão mais velho adorava grilos, e lembro-me tão bem deles a cantar nas gaiolas pequeninas, naquele tempo um grilo era quase um animal sagrado para as crianças, e eu, como sempre, fui às minhas memórias, às minhas recordações de infância buscar a inspiração para escrever este livro”. 
O segundo dia ficou marcado por uma peça de teatro realizado pelo 3º ano da escola EB1, chamada “Um sonho profético”, que fala da Lenda de Freixo, em que D. Dinis tem um sonho profético, que depois tenta tornar realidade, chegando então ao nome de Freixo de Espada à Cinta. 
No terceiro dia a tenda da Feira do Livro foi invadida por uma viagem pela poesia portuguesa, em que alunos da EB2.3 foram ler poemas para quem pela feira andava. No mesmo dia teve ainda lugar um debate sobre o cinema e a literatura, cujos protagonistas foram o escritor transmontano, de Carviçais, António Sá Gué, que apresentou ainda o seu mais recente livro “Em busca do ser”, e o produtor e realizador de cinema e TV, editor e fotógrafo, também ele transmontano, de Moncorvo, Leonel Brito. Este último brindou os presentes com um mini filme sobre os antepassados de Freixo. Neste dia esteve ainda presente na Feira do Livro o Dj Pierre, que durante uma hora animou os presentes com a sua música. 

No quarto dia, domingo, a feira esteve aberta ao longo de todo o dia, e recebeu dezenas de pessoas.
O último dia de feira ficou mais uma vez reservado aos mais novos, com o autor Álvaro Leonardo Teixeira, a apresentar o seu livro “O Bufalo Fú”. 
A Feira do Livro de Freixo de Espada à Cinta é organizada pelo Agrupamento de Escolas de Freixo e pela Câmara Municipal de Freixo, e segundo a directora do agrupamento de escolas, Albertina Parra, a feira “tem ao longo dos anos vindo a adquirir cada vez mais visitantes, e o facto de neste momento ser realizada num espaço aberto é o mais-valia para todos”.
 A Feira do Livro de Freixo de Espada à Cinta realizou-se entre os dias 28 de maio e 1 Junho e pela sua tenta passaram largas dezenas de visitantes. 

 Clique nas imagens para ampliar

Sara Alves 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.