quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Lábios de Maçã em Abril, de Ilda Figueiredo (poesia) e Agostinho Santos (pintura)

Resumo: Depois de Geografia do Olhar e Tear do Tempo Agora, a poesia de Ilda Figueiredo e a pintura de Agostinho Santos unem-se em Lábios de Maçã em Abril, uma obra de reflexão sobre a liberdade, 40 anos depois da Revolução dos Cravos.
As questões sociais, como a guerra, a pobreza, a escravidão moderna, os conflitos raciais, em Portugal e no mundo, voltam a estar em destaque, sem esquecer, contudo, a transmissão de uma mensagem de esperança.

Autores:
Ilda Figueiredo nasceu em Troviscal, Oliveira do Bairro, e vive em Vila Nova de Gaia e em Viana do Castelo.
Economista, mestre em Planificação e Gestão da Educação. É presidente da Direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação e vereadora na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Foi deputada do PCP na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, autarca em Vila Nova de Gaia e no Porto. Recebeu a Medalha de Mérito, Classe Ouro, do Município de Vila Nova de Gaia. É dirigente do PCP.
Colaborou em diversos órgãos de comunicação social nacional e estrangeira e é co-autora ou participante em diversos livros, designadamente Ilda Figueiredo conversa com Agostinho Santos (Âncora Editora).
É autora de vários livros: Educar para a cidadania (Edições Asa), No mar não há árvores (Editora Ausência), Novos Rumos para Portugal e para a Europa (Edições Avante), Combate pela Liberdade – História de Álvaro Cunhal Contada aos Mais Jovens e, em poesia, Geografia do Olhar e Tear do Tempo Agora (Âncora Editora), com pinturas de Agostinho Santos.

Agostinho Santos, jornalista e artista plástico, nasceu em 1960, em Vila Nova de Gaia, onde vive.
Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, frequenta actualmente o doutoramento em Museologia pela Faculdade de Letras da mesma universidade.
Realizou 70 exposições individuais, em Portugal, Espanha, Brasil e Índia, e participou em mais de 300 mostras colectivas no país e no estrangeiro. Está representado em inúmeras colecções particulares e oficiais.
Autor da “Vaca Pessoana”, seleccionada para a Cow-Parade Lisboa, 2006, do cartaz do 2.º Congresso Feminista, Fundação Calouste Gulbenkian, 2008, e da escultura/troféu de “São João da Madeira/Capital da Ilustração”, 2010.

É autor e co-autor de vários livros, nomeadamente: Cumplicidades (Bial); Voos Sentidos (Jornal de Notícias); Olhares de Cumplicidade (Governo Civil do Porto); Discurso do Sonho em Honra dos Pássaros, Ecos do Íntimo e Pessoa (edição de autor); Gaia (Câmara Municipal de Gaia); Árvore (Edições Gémeo R); Matéria Prima (Câmara Municipal de Matosinhos); José Saramago Segundo Agostinho Santos (Edições Afrontamento e Museu Nacional da Imprensa); Nadir Afonso: Itinerário (Com)Sentido (Edições Afrontamento); Portugal a Negro – Histórias de um repórter infiltrado (Calendário Editora); Ilda Figueiredo conversa com Agostinho Santos, Nadir Afonso conversa com Agostinho Santos, Geografia do Olhar, Tear do Tempo Agora e as obras infantis Era uma vez um menino chamado Nadir e Sonho e Combate pela Liberdade – História de Álvaro Cunhal Contada aos Mais Jovens (Âncora Editora).

Nota do  editor do blogue:
Não sendo os seus autores transmontanos, merecem algumas obras, pela sua qualidade e pouca divulgação pelos meios habituais, ser postadas neste blogue.
Editores que estejam interessados em divulgar essas obras, enviem para o email do blogue fotografia da capa e contracapa, o prefácio e o curriculum do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.