segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ALFÂNDEGA DA FÉ: FESTA DA MONTANHA DE 7 A 9 DE NOVEMBRO

ALFÂNDEGA DA FÉ – No mês de novembro Alfândega da Fé vai celebrar a montanha com a realização de uma Festa que pretende afirmar as potencialidades da montanha no contexto económico, turístico e cultural. A primeira edição da Festa da Montanha acontece de 7 a 9 de novembro na freguesia de Sambade. Trata-se de uma aldeia situada em plena Serra de Bornes, uma das maiores freguesias do concelho, que sempre soube “tirar” da serra o seu sustento.

É essa mesma riqueza das áreas de montanha que a Câmara Municipal, responsável pela organização do evento, em conjunto com a Junta Freguesia, quer ver valorizada e potenciada durante os três dias da Festa da Montanha. A primeira edição deste evento traduz a vontade de ver dinamizadas as áreas rurais do concelho, fazendo das suas características endógenas factores de crescimento e desenvolvimento.

Muito mais do que um simples mercado ou mostra de sabores e atividades económicas, a Festa da Montanha vai ser momento de debate, reflexão, divulgação e fruição de todas as potencialidades destas áreas. Daí que à mostra e venda de produtos característicos da montanha, se juntem atividades desportivas e lúdicas, se elogiem as actividades económicas e as histórias e lendas associadas à serra, que noutros tempos foi conhecida como Serra de Monte-Mel.


Um evento cultural, turístico e económico, que no fim-de-semana que antecede o S. Martinho vai fazer da castanha um dos “pratos” principais. Mas, se a castanha é um produto de excelência desta freguesia do concelho de Alfândega da Fé, as potencialidades da montanha não se esgotam neste fruto. Quem passar por Sambade pode ser surpreendido por um convite para apanhar e degustar cogumelos silvestres, passear pelos trilhos da Serra de Bornes ou até descobrir a importância de actividades como a apicultura e a pastorícia. Quem for amante de caça ficará a conhecer o porquê desta ser considerada uma das melhores zonas de caça da região. O evento faz-se também à mesa, altura em que decorre o fim-de-semana gastronómico da Turismo Porto e Norte nos restaurantes aderentes.

Fonte: http://local.pt/portugal/norte/festa-da-montanha-de-7-a-9-de-novembro-em-alfandega-da-fe/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.