quinta-feira, 10 de setembro de 2015

FOZ DO SABOR - medas de palha

Fotografia do Professor doutor Santos Júnior
Medas de palha - Foz do sabor- Cabanas

Reedição de posts desde o início do blogue

2 comentários:

  1. Professor Doutor Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior
    Nascido em Barcelos em 1901, Licenciou-se em Ciências Histórico-Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1923 e em Medicina, pela respectiva Faculdade da mesma Universidade em 1932. Só fez clínica por curto espaço de tempo já que decidiu dedicar-se por inteiro quer ao ensino quer à investigação.
    Nomeado para Assistente da cadeira de Antropologia em 1923, doutora-se em 1944 e faz concurso para Professor Extraordinário em 1948.
    Realizou diversas missões de estudo antropológico à África, nomeadamente entre 1936 e 1948. Foi discípulo e continuador do Professor Mendes Correia, nomeadamente como director do Instituto de Antropologia da Universidade do Porto, que ostenta o nome daquele insigne investigador.
    Publicou muitas dezenas de trabalhos e vários livros, nomeadamente versando a Antropologia, a Etnografia, a Pré-História e a Zoologia. Alguns deles tiveram como palco a Maia, com destaque para a descoberta e as primeiras referências nacionais e internacionais à Pedra Partida de Ardegães.
    Entre muitas outras Instituições, pertenceu à Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, à Sociedade de Geografia de Lisboa, à Associação dos Arqueólogos Portugueses, à Sociedade Martins Sarmento, à Real Academia Galega, ao Institut International d’Anthropologie e à Société Etnographique de Paris.
    Faleceu em 1990, tendo por mais de 50 anos habitado a Quinta da Caverneira.
    http://cultura.maiadigital.pt/estorias-e-memorias/ilustres-maiatos/professor-doutor-joaquim-rodrigues-dos-santos-junior

    ResponderEliminar
  2. Centro de Memória de Torre de Moncorvo

    CENTRO DE MEMÓRIA

    Rua Visconde Vila de Maior, 50
    5160-298 Moncorvo, Torre de Moncorvo
    Centro inaugurado em 2008, destinado a albergar doações de figuras de relevo cultural, social ou político de Torre de Moncorvo. Os dois principais acervos são o Fundo do Professor J.R. dos Santos Júnior (médico, antropólogo, arqueólogo, ornitólogo e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e o Fundo do Embaixador Armando Martins Janeira (diplomata, escritor e especialista da cultura japonesa).
    http://www.iggo.pt/centro-de-memoria-de-torre-de-moncorvo/

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.