quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Santuário de Santa Bárbara em Mós


(Click nas imagens para aumentar)

Reedição de posts desde o início do blogue

4 comentários:

  1. Refira-se que a generalidade das capelas dedicadas a Santa Bárbara, existentes do concelho de Moncorvo se encontram construídas sobre montes de escórias de ferro e todas foram construídas por meados do século XVIII. O Culto a Santa Bárbara terá sido muito divulgado na região por obra dos Jeuítas e visaria a cristianização da actividade siderúrgica. J. Andrade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como diz o J.Andrade e nos ensina o historiador Adriano Vasco Rodrigues(1)Santas Bárbaras e respectivas capelas há muitas por estas terras portuguesas. No Concelho de Moncorvo, para além da de Mós, de Carviçais a que melhor conheço., por ser minha vizinha é a de Felgar.Santa Bárbara como padroeira de ferreiros, geralmente,via as suas capelas erigidas em montículos de escórias,resultantes das actividades siderúrgicas desenvolvidas ao longo dos anos. No caso da de Felgar os muros que suportam adro e a capela estão erguidas a 5 metros de altura.Já agora os lugares ou topónimos relativos a ferrarias em volta do Cabeço da Mua e no perímetro das freguesias de Felgar, Carviçais e Souto da velha são as seguintes: Escouradal,Santa Bárbara ( local da capela )Barreiros nas proximidades da escola primária,Vale de Ferreiros,Carvalhal e Lamelas.Em Carviçais onde também há uma capela em honra de Santa Bàrbara,em Souto da Velha no lugar das Eiras e no Ribeiro dos Moinhos e em Felgueiras. Defendem os historiadores que antes de santa Bárbara a divindade protectora dos ferreiros era o corvo que surge associado à mitologia celta,povo muito ligado ao trabalho dos metais, sendo tal animal sagrado para os gauleses..porque se falou de Felgueiras e,ainda segundo A. V.Rodrigues,no an de 1436,foi concedido um documento por D.Duarte a moradores de Felgueiras que a outros moradores da dita aldeia de Felgueiras que "fezessem fero ou vivessem do ofício de feraria "..

      Eliminar
    2. Existem também a Capela de Santa Bárbara em Mós do Douro (V. N. de Foz Côa) e respectivo Miradouro de Santa Bárbara. Alguém sabe um pouco mais da história desta capela?

      Eliminar
  2. Agradeço a Jorge Delfim a fotografia e a A.J.Andrade e Artur Salgado a partilha de tão interessantes informações.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.