quinta-feira, 16 de outubro de 2014

nordeste transmontano - EFEMÉRIDES(15,16/10)

15.10.1834 – Notícia do jornal “Periódico do povo”:
- Escrevem-nos de Moncorvo que apareceu na porta da igreja uma proclamação rebelde cujo final era = VIVA O ABSOLUTISMO E MORRA A MAÇONARIA!!! = Em casa de uma tal Dona Francisca reúnem-se vários rebeldes, dos mais façanhudos. Partem dali toda a qualidade de notícias aterradoras e aliciam-se pessoas para emigrarem para Espanha e unir-se ao que chamam Nobre Imperador Carlos V.
15.10.1913 – Lançamento do quinzenário “Povo de Foz Côa” dirigido pelo padre José António Marrana. Durou 5 anos, publicando-se 124 números.
16.10.1383 – Criação da feira franca de Bragança com a duração de um mês.
16.10.1646 – Acta da reunião da câmara de Moncorvo: - Nesta câmara disse o dr. Jorge de Figueiredo, juiz de fora, que lhe fora dada uma ordem de Rui de Figueiredo para mandar desta vila gente a Bragança por o inimigo andar neste Reino e logo fez pergunta aos vereadores se havia gente que mandar em socorro, e por eles foi dito que esta vila era da jurisdição do Fronteiro Francisco de Sampaio e que à sua ordem tinha partido toda a gente útil e que podia tomar armas, com outra de seu distrito a socorrer a cidade de Miranda e seu distrito, onde ainda está o dito fronteiro Francisco de Sampaio, na vila de Freixo e que não havia outra gente que poder mandar nem com quem fazer diligência.
Mirandela
16.10.1879 – Telegrama de Bragança: - Depois da circular do sr. José Luciano, no concelho de Miranda do Douro o Juiz de direito anda pelos povos ameaçando eleitores que votarem em Tomás Ribeiro.
16.10.1905 – Inauguração da linha do comboio entre Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
16.10.1954 – Publicação do livro “Paisagens do Norte” da autoria de Cabral Adão “que é bem um roteiro de saudades por quem por lá tem andado a olhar os seus fertilizantes campos, as suas moradias solarengas, as suas capelas e nichos, enfim, a perscrutar o que o norte pode oferecer para se ver, ao turista ávido de sensações da alma e de beleza em que a natureza foi pródiga…” – conforme comentava o jornal “A Torre”.

António Júlio Andrade

5 comentários:

  1. Desculpem lá mas é fixe:
    https://mail.google.com/mail/?hl=pt-PT&tab=wm#inbox/132ffb8fdf34b0b6

    ResponderEliminar
  2. Quem foi Cabral Adão?e de que trata o livro?

    ResponderEliminar
  3. Imperador Carlos V foi o pai de Filipe II E VIVERAM NO SEC.16.Este quem era?alcunha de algum chefe de insurgentes?

    ResponderEliminar
  4. e esqueci-me de dizer,muito obrigado por tudo que aqui se publica e em especial ao senhor Antonio Julio

    ResponderEliminar
  5. Luís Cabral Adão nasceu em Vila Flor em 1910 e faleceu em 1992. Formado em medicina exerceu a profissão fundamentalmente da região de Almada e setúbal. Cobaborou em muitos jornais e escreveu vários livros, nomeadamente: Meu Liceu, Minha Saudade, em 1963, referente ao centenário do liceu de Bragança; Flores do Rio Azul, 1953 e Paisagens do Norte, 1954, estes mais virados para Vila Flor.
    Carlos V, foi rei de Espanha e imperador da Alemanha e faleceu em 1558... Mas eu limitei-me a transcrever a notícia. J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.