sexta-feira, 25 de setembro de 2015

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (25/09)

D. Antónia Ferreira
25.09.1571 – Alvará de D. Sebastião dizendo que “… atendendo aos serviços que Manuel de Sampaio (…) fez a el-rei meu senhor e avô (…) e aos que Febos Monis (…) e aos que D. Antónia da Silva sua filha (…) hei por bem fazer mercê a Francisco de Mello (…) sobrinho do dito Manuel de Sampaio, casando ele com a dita D. Antónia…

25.09.1838 – Correspondência de Bragança publicada no jornal “O Eco” narrando uma cena de pancadaria entre dois padres, na igreja, mesmo no altar, à frente do povo. Foi mais um episódio do “cisma dos mónicos”.
25.09.1877 – Eleições legislativas. Deputados eleitos na região: Tomás A. Ribeiro da Fonseca (círculo de Bragança); Marçal de Azevedo Pacheco (Macedo de cavaleiros); Visconde de Arriaga (Mirandela); Manuel da Assunção Esteves Delgado (Moncorvo).
25.09.1892 – Nesta altura discutia-se no Parlamento uma lei apresentada por Dias Ferreira no sentido de ser retirado o ordenado aos deputados, lei que foi mesmo aprovada e vigorou enquanto aquele governo mandou. É bom lembrar que na época, também na Inglaterra, na Espanha e na Itália, os deputados trabalhavam por amor à política, sem ordenado. A propósito do assunto, o semanário O Moncorvense desta data publicava a seguinte nota:
- A direcção do Club Moncorvense resolveu ceder a favor dos deputados o rendimento dos bilhares, durante uma semana. Bem haja por tal!
25.09.1902 – Notícia do semanário O Trasmontano:
- Dia 18, às 4 horas da manhã, ardeu a casa dos condes de Azambuja onde habitava o Dr. Galas… Soberbo edifício, o maior de Moncorvo… O prejuízo foi avaliado em 4 contos de réis. – Diga-se que este solar pertenceu a D. Antónia Adelaide Ferreira (a Ferreirinha da Régua) e situava-se ao cimo da Rua dos Sapateiros.
25.09.1918 – O Presidente da República visita Mirandela.
António J. Andrade

1 comentário:

  1. Os "nossos" deputados,hoje, também só "trabalham" por amor ao país,não é assim?...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.