quarta-feira, 10 de junho de 2015

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (10/06)

10.06.1790 – Acabaram as touradas em Moncorvo, nomeadamente as que anualmente eram promovidas pela Câmara Municipal, em resultado de uma ordem nesta data assinada pelo Intendente Diogo Inácio Pina Manique “ainda que sejam de farpa, de cajado ou de acavalo” por se tratar de um “bárbaro e cruel divertimento, impróprio de uma Nação culta e civilizada”.
Casa do Castelo
10.06.1911 – Comprado um carro puxado por um macho para diariamente se fazer a limpeza em Moncorvo. Esse carro estava equipado com uma tina onde eram despejados os penicos com os dejectos. das casas.
Nesta mesma data foi arrendada pela Câmara Municipal a chamada Casa do Castelo a Manuel José Leandro, relojoeiro, pela quantia mensal de 2 mil e 500 réis “ para dar sessões cinematográficas (…) com o fundamento de se tratar dum caso de conveniência pública por ser essa uma diversão para a terra e não haver qualquer outra pessoa que para tal fim se apresente”

António Júlio Andrade
Fotografia do N.M.F.D.S.

5 comentários:

  1. Moncorvo, sempre à frente, na cultura, no civismo, no respeito pelos animais! muito antes de Barrancos!(conenhamos que esta dos penicos, tem muita piada...)
    Não sei onde é que li, aqui, devia ser, que em Lisboa, quem passasse na rua, estava sujeito...
    A.A.

    ResponderEliminar
  2. Joaquim Silva: o PINA MANIQUE até que não era parvo

    ResponderEliminar
  3. A Casa do Castelo,que ardeu,como se pode ver na foto, e foi substituida pelo edifício dos Correios na década de 1940.
    Maneldabila

    ResponderEliminar
  4. Há em Moncorvo pessoas vivas e que sabem ler e escrever que estavam na sala quando começou aquele incêndio. Ganhem coragem e contem para nós como isso aconteceu. Vá lá, amigos, contem ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.