quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

LINHA DO SABOR - PRIMEIRA EMPREITADA


Gazeta dos Caminhos de Ferro

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9 comentários:

  1. Havia um Engenheiro fins de 1800 que dizia que a Linha do Sabor devia ter via larga até Carviçais, só assim seria economicamente viável.
    Será que o Senhor Engenheiro tinha razão????

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  2. O Sr. Engenheiro já tinha visão.

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  3. O custo do lanço da Linha do Sabor entre Pocinho e Carviçais foi de 500 contos. Desses 500 contos 111 eram da ponte do Pocinho que custou 222 contos mas foi paga a meias com junta de estradas.
    Deve-se a construção desta Linha ao Conde de Paçô Vieira Ministro das obras Públicas que em 1903 fez votar a lei para a construção da Linha do Sabor.

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  4. É uma pena ver todo o património da Linha Do Sabor ao abandono, sem nada ser recuperado.

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  5. Este recorte de Jornal é da "Gazeta dos Caminhos de Ferro"

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  6. Em 1899 a ideia era levar a Linha do Sabor até Miranda do Douro e a seguir o seu prolongamento em Espanha, até Zamora ou mesmo até Valladolid.
    O porquê de se ter pensado em via larga para a Linha do Sabor??
    Com a via larga podia-se transportar sem transbordo os minérios de ferro do Roboredo e os alabastros de Vimioso.

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  7. O tempo das especiarias e da porcelana fina chinesa inverteu-se e as caravelas chinesas vão regressar á China com o ferro do Roboredo já a partir do próximo ano, com um projecto de recuperação da linha do Sabor em via larga até ao Carvalhal, boas notícias ou não para o mercado mundial, creio que na parte que nos toca, já cá haviam de estar...(Top secret)

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  8. Oh Paulo não me faças rir!!!!
    Vamos mas é ver se a Linha do Douro não fecha da Régua para cima já este ano (Top secret).

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  9. A Linha de SABOR amargo ...vai fazer 100 anos .

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