quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Torre de Moncorvo prepara mais uma edição da Feira Medieval

Inserida nas festividades das Amendoeiras em Flor tem lugar de 19 a 22 de Março mais uma edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo.
O centro histórico da vila enceta uma emotiva e colorida viagem a uma época da História do Homem e da Civilização. Torre de Moncorvo irá respirar a Época Medieval, reatando, assim, um diálogo vivo com as memórias que nos chegam do ambiente vivido no espaço rural do séc. XIII.
Nesta edição pretende-se recriar a visita régia de D. Dinis a terras transmontanas. Esta aconteceu em 1281, passando dois meses por estas terras, assinalando-se a sua presença na antiga vila velha de Santa Cruz da Vilariça. O Rei rapidamente percebeu a centralidade de Torre de Moncorvo e a sua importância na defesa contra as incursões espanholas, atribuindo-lhe foral em 1285 e mandando construir cerca, como refere documento de 1295. D. Dinis foi sempre incentivando o crescimento da vila, decidindo a seu favor em várias disputas com concelhos vizinhos e concedendo-lhe carta de feira em 1319.
A Feira Medieval de Torre de Moncorvo pretende ser um espaço de animação e convívio, dando a conhecer ao público, residente e visitante como decorria um mercado medieval, assim como outras práticas frequentes na época.
Destaque também para a participação neste evento da comunidade escolar e de toda a comunidade local.
A iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo em parceria com o Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Agrupamento de Escuteiros de Torre de Moncorvo, Grupo Alma de Ferro Teatro, Paroquia de Torre de Moncorvo, Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo e Guarda Nacional Republicana.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 25 de Fevereiro de 2015

Luciana Raimundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.