segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Minas da Borralha

Situa-se na Freguesia de Salto, Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real.
A primeira concessão conhecida data de 1902, registada em nome da “Compagnie des mines d’étain et de wolfram”, abrangia o Monte da Borralha nº1 e nº2. A 13 de Fevereiro de 1926, é constituído, por despacho ministerial o Couto Mineiro da Borralha, com uma área bastante mais alargada, englobando agora 36 concessões na sua totalidade (Geologia).
Segundo Nunes, 2010:372, várias nacionalidades dominaram os destinos da Borralha. Os capitais foram predominantemente franceses, mas dispersos por várias companhias, umas Inglesas outras Alemãs. Mines de Borralha, SA tinha uma clara ligação ao Reino Unido, bem como a Compagnie Française des Mines, SA, enquanto a Société Minère Général d’Étaint, SA detinha uma forte ligação com a Alemanha (Nunes, 2010).
Os franceses investiram muito na Borralha, trazendo conhecimentos e maquinaria. Investiram igualmente no ensino. A Borralha foi dos poucos Coutos Mineiros, onde todos fizeram o 5ºano e muitos filhos de cabreiros vieram a ser engenheiros e economistas (Lage, 2000).
A larga maioria de quem por aqui nascia se fazia mineiro, ou indirectamente trabalhava para o complexo. Durante gerações as populações organizaram a sua vida, tendo como objecto central o volfrâmio (Lage, 2000).
“Os Franceses foram uma escola para nós…o que eles traziam era moderno…e nós era Paris-Borralha, Borralha-Paris, mais do que Lisboa…nessa altura aprender uma profissão era uma grande escola…e os franceses eram bons e sabiam…ensinavam-nos as tecnologias…as concessões mineiras, para mim, têm um defeito que julgo eu tiveram em todo o lado…exploravam o máximo no mínimo espaço de tempo e não criaram nenhuma infraestrutura nem melhoraram definitivamente o local…não faziam nada com caracter definitivo…aqui na Borralha só a escola e o edifício da Fundição em pedra…a Escola Profissional ainda funciona…foi o grande milagre da nossa região…toda a gente fez o 5ºano…apareceram muitos engenheiros filhos de cabreiros, etc… Os franceses deram isso tudo…aí se nota a diferença de mentalidades…” [Entrevista M.C. – Braga, Dezembro 1998] (Lage, 2000: 148).

Fonte: http://routesofwolfram.eu/pt/patrimonio-industrial/borralha.html

1 comentário:

  1. A principio os capitais eram Belgas e passaram a franceses no inicio dos anos 1900. Nunca houve capitais ingleses ou alemãs.Mines de Borralha S.A. manteve-se como sociedade francesa até 1979/80 quando foi comprada pela Panasqueira e passouy a ser Minas da Borralha Sarl.
    O autor deve trazer a mistura os proprietários de concessões obtidas a volta do Couto Mineiro, concessões que permitiam obter guias de transito para levar a Matosinho e Leixões o minerio obtido fraudulentamente em proveniência do Couto Mineiro da Borralha.
    Pequeno pormenor, todas as casas eram construídas em duro (pedra ou blocos).
    Outro pequeno pormenor, de 1963 até 1979/80 (antes não foi comigo) exploravam-se conjuntamente filões ricos e pobres para manter uma media e a continuidade da mina.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.