quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

URROS - GENTE COM SUCESSO EM TODO O MUNDO ( II )


Quando o pai de Mike Domingues lançou sua própria distribuição de carne de negócios em 1976, tudo o que ele tinha era um caminhão de entrega em segunda mão. O imigrante Português nascido em Urros, torre de Moncorvo (Trás-os-Montes), apostou, trabalhou arduamente para singrar no mercado.


"Ele viu a necessidade de uma pequena distribuidora e agarrou a oportunidade.", Explica Domingues. Foi um risco que valeu a pena.•
A.C.D. Carnes Atacado começou por fornecer os revendedores e transformadores em comunidades Portuguesas e Italianas de Toronto. Como surgiram novas ondas de imigrantes, instalaram-se na cidade, novas empresas, havendo um défice de carne. – A ACD Carnes Atacado estava lá para preencher essa necessidade.( Continua nos comentários)
Texto original e fotografias enviados por Maria José Garcia Fernandes.

(Reedição de posts desde o início do blogue)

3 comentários:

  1. CONTINUAÇÃO:
    Mais de três décadas após o seu início modesto, a empresa familiar ocupa agora uma área de 15 mil metros quadrados, estando neste momento a necessitar de mais espaço, pois está começando a sentir-se um pouco apertado.
    Figura 1: Mike Domingues, Gerente Geral, A.C.D. Carnes Atacado Ltd.
    Mike Domingues, Gerente Geral. Vantagem de certificação HACCP dá aos seus clientes mais confiança na segurança alimentar e qualidade de seus produtos.•
    A.C.D. Carnes Atacado Ltd. Fornece carne de porco fresca e de carne natural em todos os cortes e quantidades.
    Diariamente 17 caminhões batem as estradas para o fornecimento de carne de porco fresca aos seus clientes. Em todo o GTA e mais além.
    "A população de Toronto cresceu e nós crescemos com ela", diz Domingues. "Eu não acredito que meu pai imaginasse jamais que a companhia chegasse onde está hoje.”•
    Ao longo dos anos, A.C.D. Carnes Atacado sublinhou sempre a qualidade e segurança alimentar. Mas quando ameaças à saúde pública como a epidemia das “vacas loucas”, fez as manchetes, Domingues quis a prova de terceiros que seus produtos eram seguros.
    Assim, em 2005, ele se virou para HACCP Avantaje.
    HACCP, que significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo, é amplamente considerada o padrão ouro para os sistemas de segurança alimentar. Ela utiliza uma abordagem baseada na ciência para prevenir, reduzir ou eliminar os perigos biológicos, químicos e físicos que podem encontrar sua acção na área de processamento de alimentos.
    O ministério de Ontário da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais avança, um programa concebido especialmente para os processadores de alimentos de pequeno e médio porte.
    O A.C.D. Carnes Atacado planta já havia sido renovado, de modo a que os seus produtos respeitassem as normas HACCP Avantaje para o interior da área e equipamento era simplesmente uma questão de adicionar mais alguns pontos de iluminação extra.
    O que levou mais esforço foi a criação de uma documentação detalhada e sistemas de monitorização para fazer protocolos de segurança alimentar se foram seguidas à risca. Um consultor externo ajudou a empresa a desenvolver o programa e fornecer formação.•
    Apesar de todo o trabalho, os funcionários apoiaram o programa e, em 2006 ACD Carnes Atacado passou a auditoria realizada pela Assembleia Geral da Canadian Standards Board (CGSB), ganhando vantagem, certificação HACCP. O CGSB é uma agência de terceiros independente do governo federal.
    Para Domingues, o maior benefício foi ter aumentado a confiança na segurança de seus produtos. Hoje ele recebe regularmente elogios de seus clientes sobre como limpar equipamentos sanitários.
    Auditorias anuais que a companhia continua a cumprir normas rigorosas, enquanto a formação contínua mantém os funcionários focados na segurança alimentar.•
    "É um bom programa", diz ele. "Eu penso que deveria ser obrigatório, porque não se pode brincar com a vida de outras pessoas.”•
    Não querendo dormir sobre os louros, Domingues está abrindo um matadouro 40.000 pés quadrados perto de Cambridge federal que irá exportar carne suína ao redor do mundo.
    "Hoje o trabalho está se tornando um problema em muitos lugares", explica ele. "Basicamente, eu quero fazer um trabalho personalizado para processadores lá fora. Vamos produzi-lo às suas especificações para que eles não tenham que fazer algum trabalho para ele.”•
    É um risco grande, mas depois de sua experiência na implementação de HACCP Avantaje na planta da empresa em Toronto, Domingues sabe que o lado da segurança alimentar, pelo menos, vai ser bom velejar.
    A.C.D. Ltd.Author Carnes Atacado: Funcionários OMAFRA
    Data de Criação: 27 de Fevereiro de 2009
    Última Opinião: 15 mar 2009
    distribuidor de carne com objectivos elevados HACCP Avantaje•

    ResponderEliminar
  2. Misé Fernandes disse:Grande Mike!!!

    ResponderEliminar
  3. Para alimentar o nosso ego,nesta crise que nos envolve,mais histórias de sucesso dos nossos emigrantes.São o melhor exemplo!Não sei como a tratar,mas, Maria José Garcia Fernandes apareça com mais histórias.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.