domingo, 15 de fevereiro de 2015

EDP convida universitários a estudar Baixo Sabor, ambientalistas criticam

A EDP está a convidar universitários a estudar as potencialidades do património natural abrangido pela futura albufeira da barragem Baixo Sabor, tendo por objetivo definir o potencial económico e social da região, divulgou hoje a empresa.
A iniciativa da elétrica suje no âmbito do prémio "EDP University Challenge" cujo prazo de inscrição termina a 10 de março.
Contactado pela agência Lusa, Paulo Santos, representante dos movimentos ambientalistas na comissão de acompanhamento do Baixo Sabor, dis
se que a EDP tem consciência do "grave problema ambiental" criado com a construção da barragem do Baixo Sabor e, consequentemente, o alagamento de "um vale extremamente rico em biodiversidade".
"Ao ter essa consciência, a EDP [com estas iniciativas] pretende um pouco limpar a imagem, e esta é uma das muitas maneiras utilizadas para o efeito", considera o também biólogo.
Na edição de 2015, a EDP diz ter ainda um objetivo adicional: contribuir para o desenvolvimento de uma das regiões onde está a investir numa nova barragem na região transmontana do Baixo Sabor, no distrito de Bragança.
Os quatro concelhos de Trás-os-Montes abrangidos pela albufeira, Alfandega da Fé, Torre de Moncorvo, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros "são detentores de um património natural classificado como Rede Natura 2000".
"Neste tipo de trabalhos, nada nos garante que estas ideias vão para a frente", observou Paulo Santos.
A EDP, disse, está a investir na valorização da biodiversidade local, como "compensação pela construção da barragem".
Em comunicado, a EDP refere que a sustentabilidade desse investimento e o retorno para a região "dependerá" das oportunidades geradas pelo aproveitamento da dimensão económica do recurso natural biodiversidade.
"Desde 2007, já responderam aos sucessivos desafios mais de 2.200 estudantes oriundos de cerca de 230 Faculdades, em Portugal, Espanha e Brasil, trabalhando temas como e eficiência energética ou o mercado liberalizado de gás e eletricidade", acrescenta a empresa.
Criado com o objetivo de aproximar os estudantes universitários da realidade empresarial, através do estudo de várias temáticas centrais para a EDP e para a sociedade, o "University Challenge" visa em particular as abordagens de marketing, comunicação e gestão.
Os grupos vencedores e respetivos professores repartem 13 mil euros em prémios, um valor que pode ser complementado com estágio na EDP.
A EDP disse procurar junto dos futuros profissionais competências, perspetivas, propostas de produtos e serviços inovadores com viabilidade de mercado.


Fonte: Lusa/ fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.