quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O FIO DAS LEMBRANÇAS. BIOGRAFIA DE AMADEU FERREIRA (Convite)

Pintura de Manel Bandarra
O FIO DAS LEMBRANÇAS.
BIOGRAFIA DE AMADEU FERREIRA
 (Âncora Editora)


Será lançado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, sob os auspícios da sua Diretora Profª Doutora Teresa Pizarro Beleza, no dia 5 de Março de 2015, pelas 18 horas.
A apresentação será feita pelo Juiz Desembargador Dr. Luís Vaz das Neves, Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa.
Às 102 pessoas que assinam depoimentos ou estudos críticos, renovo os meus agradecimentos pela sua preciosa colaboração.

Teresa Martins Marques




TERESA MARTINS MARQUES fez doutoramento em Literatura e Cultura Portuguesas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo investigadora integrada no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias desta mesma Universidade. Membro da Equipa do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Academia das Ciências de Lisboa, entre 1992-1995. Dirigiu a organização do Espólio de David Mourão-Ferreira (Fundação Calouste Gulbenkian e Ministério da Educação) entre 1997 e 2004. Dirigiu e prefaciou os 13 volumes da Edição das Obras Completas de José Rodrigues Miguéis (1994-1996).
Ensaio: Tem colaboração de ensaio em três dezenas de volumes colectivos. Publicou individualmente:  Si on Parle du Silence de la Mer (1985); O Eu em Régio: a dicotomia de Logos e Eros (Prémio de ensaio José Régio-1989); O Imaginário de Lisboa na  Ficção Narrativa de José Rodrigues Miguéis (1994), 3ª ed. 1997; Leituras Poliédricas -estudos sobre Cesário Verde, Gomes Leal, Raul Brandão, J. Régio, J.R. Miguéis, V. Nemésio, Eugénio Lisboa, et alii (2002); Clave de Sol - Chave de Sombra. Memória e Inquietude em David Mourão-Ferreira (2011). Conto: Carioca de Café (2009); Degraus do Passado (2014); Romance: A Mulher que Venceu Don Juan (2013).(CLEPUL- Faculdade de Letras de Lisboa)

1 comentário:

  1. Paula Freire :Esta aguarela do Manol Bandarra é muito bonita. É a que melhor retrata o Dr. Amadeu Ferreira.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.